PREFEITURA SANTANA

AL realiza primeira cirurgia de correção de lábio leporino na Rede Hospitalar Pública do Estado

O primeiro procedimento ocorreu no Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió

Por Ruana Padilha em 09/12/2021 às 22:35:54
Olival Santos

Olival Santos

Alagoas iniciou, nesta quinta-feira (9), a realização de cirurgias para correção do lábio leporino na Rede Hospitalar Pública do Estado. Os procedimentos serão financiados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o objetivo de zerar a fila de crianças que esperam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro procedimento ocorreu no Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió. O pequeno Daniel Farias, de oito meses, foi a primeira criança beneficiada e aguardava calmo na ala infantil. A mãe do pequeno, Mércia de Castro Farias, acompanhou todo o processo e ressaltou a importância de um programa que oriente os pais de crianças com fissura labial, bem como, acelere a realização das cirurgias corretivas.

"Estamos muito ansiosos esperando por esse momento. É muito importante que os pais de crianças com lábio leporino saibam que existe o tratamento, que culmina com a cirurgia para correção do problema. Eu sei que algumas mães têm vergonha de falar e chegam até esconder a criança, mas é preciso divulgar para quem tem filhos assim, para procurar fazer a cirurgia também", disse Mércia de Castro Farias.

O pequeno Daniel Farias, de oito meses, foi o primeiro alagoano a ser submetido a uma cirurgia de lábio leporino na Rede Hospitalar Pública do Estado

Ela contou que descobriu sobre a má formação do lábio do filho ainda durante a gestação. "Foi um susto! Descobrimos ainda durante a gestação, mas, como eu já tenho uma menina, hoje com quatro anos, que também teve o lábio leporino, já sabíamos como proceder. Ficamos a gestação toda ansiosos para saber se era só lábio ou também tinha o palato, mas, graças a Deus, é só lábio", relembrou.

Vinda de São Luís do Quitunde, a pequena Marina Gusmão, de um ano e sete meses, também reconstruiu o lábio leporino nesta quinta-feira (9). Ansiosa, a mãe da paciente, Andréia Cedrin, contou que descobriu o lábio leporino da filha durante o nascimento da criança e que aguardava na fila de espera, há mais de um ano, para realizar a cirurgia.

"Descobri que Marina tinha o lábio leporino quando ela nasceu. Eu vi o lábio dela e estranhei, mas, o médico me explicou o que era e que precisaria de cirurgia. Estávamos aguardando há muito tempo pela cirurgia, ela estava na fila há mais de um ano", disse.

Zerar Fila de Espera – Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as cirurgias serão realizadas, inicialmente, no HM. Já em 2022, os procedimentos cirúrgicos passarão a ser realizados no Hospital da Criança, que está em fase de construção, em Maceió, e será entregue em breve.

"Mais um programa da Sesau que vai revolucionar a saúde pública em Alagoas, voltado, exclusivamente, para as nossas crianças. Vamos zerar a fila de crianças que estão a espera de cirurgias plásticas para corrigir o lábio leporino em Alagoa", ressaltou Ayres.

O cirurgião plástico, Joaquim Diegues, ressaltou a importância dos hospitais públicos do Estado começarem a ofertar o procedimento

O cirurgião plástico, Joaquim Diegues, ressaltou a importância dos hospitais públicos do Estado disponibilizarem o procedimento. Isso porque, anteriormente, a cirurgia de correção do lábio leporino era realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas em hospitais da Rede Contratualizada.

"Termos uma rede hospitalar do Estado que permite continuarmos fazendo a cirurgia durante todo ano é de uma importância muito grande, porque nascem crianças com fissura labiopalatina durante todo ano e é necessário que a gente siga o cronograma operando as crianças com lábio leporino até os seis meses, no máximo, e as com fendas palatinas até um ano e meio. Esse, geralmente, é o tempo necessário para que eles sejam reabilitados e possam adquirir a fonação adequada, conseguindo conviver na sociedade da melhor forma possível", explicou Joaquim Diegues.

Já o cirurgião plástico André de Mendonça, que também participou da cirurgia, explicou que a reconstrução do lábio leporino é fundamental para socialização das crianças, uma vez que, além da saúde, garante a autoestima. "A cirurgia de reconstrução dos lábios com fissuras é fundamental para a reabilitação dessas crianças. São crianças que não vão para escola, não estudam, não saem de casa. Então, quanto mais precoce realizar essa cirurgia, maior será o benefício para essas crianças", ressaltou.

O cirurgião plástico André de Mendonça explicou que a reconstrução do lábio leporino é fundamental para socialização das crianças

Lábio Leporino – A fissura labial, conhecida popularmente como lábio leporino, é o resultado de malformações congênitas. Caracterizada como uma abertura na lateral dos lábios superiores, entre a boca e o nariz, pode comprometer também dentes, gengiva, maxilar superior e o próprio nariz.

Em muitos casos, este problema também vem associado à fenda palatina, que é uma abertura no céu da boca, parcial ou total, e que permite a comunicação direta da cavidade oral com o aparelho nasal.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL