PREFEITURA SANTANA

Alexandre Ayres alerta população para concluir ciclo vacinal contra Covid-19

Secretário de Estado da Saúde recomenda que população procure os postos de vacinação para completar o esquema vacinal

Por Suely Melo em 14/12/2021 às 21:29:41
Carla Cleto

Carla Cleto

Diante da proximidade do verão, quando o período chuvoso se torna mais intenso nas regiões Sudeste e Norte, as síndromes gripais tendem a aumentar e a se espalhar por todo Brasil. Com isso, Alagoas deve ser afetado e, por isso, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, alertou a população, nesta terça-feira (14), para que todos concluam seus ciclos vacinais contra a Covid-19, evitando, assim, o agravamento dos casos no Estado.

De acordo com Ayres, os vírus devem atacar principalmente a parte da população que ainda segue sem tomar a primeira, segunda ou dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus. Além disso, o secretário de Estado da Saúde também destacou a importância da vacinação contra a Influenza, que teve aumento de casos este ano em Alagoas, quando comparado com o ano passado.

"A nossa preocupação é que, este ano, apresentamos um aumento no número de casos de pessoas infectadas com a [Influenza] H1N1 e estamos preocupados com a circulação da variante Delta, que ainda permanece em circulação aqui no Estado e que vai atacar principalmente pessoas com a segunda dose atrasada ou aquelas que não tomaram, ainda, nenhum tipo de imunizante. Então, esse é um momento de atenção, pois é um período do ano em que facilita a circulação do vírus em algumas regiões do país, se refletindo em Alagoas. Nós já experimentamos isso há muito tempo e esse ano não deve ser diferente", explicou Ayres.

A última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), mostra que 4.346.187 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. Deste total, 2.345.592 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (D1), 1.818.964 com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) e 181.631 com a dose de reforço (DR) e a dose adicional (DA).

Ainda de acordo com o gestor da saúde estadual, as novas variantes da Covid-19 devem continuar aparecendo, enquanto toda a população não estiver com a cobertura vacinal completa. "As variantes vão continuar aparecendo, enquanto os países que estão mais avançados não tiverem uma preocupação maior com a África. Isso é uma situação que vai continuar ocorrendo, por isso, precisamos acelerar a vacinação. A nossa vantagem é que existe a expectativa de que esses casos não agravem, já que esse ano a população está se vacinando. Por isso, eu chamo atenção para quem não está vacinado. Essas pessoas estão vulneráveis", alertou Ayres.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL