PREFEITURA SANTANA

Alagoas participa de Encontro Nacional da Rede de Frio

A Rede de Frio Ă© uma estrutura que pode conter câmara frigorĂ­fica, câmaras frias verticais, freezers, aparelhos de ar condicionado e gerador que armazena vacinas e insumos necessĂĄrios para a vacinação

Por Bia Alexandrino em 17/12/2021 às 21:26:27
Divulgação

Divulgação

No Encontro Nacional da Rede de Frio (Enrede) deste ano, evento presencial com transmissão online e organizado pelo Ministério da Saúde (MS), estão sendo discutidos os processos de operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, desde o seu planejamento no final de 2020 até a fase atual, bem como, as perspectivas para 2022. O evento, que conta com representantes de todos os estados brasileiros, teve sua abertura na última quinta-feira (16) e o encerramento ocorre nesta sexta-feira (17).

A Rede de Frio é uma estrutura que pode conter câmara frigorífica, câmaras frias verticais, freezers, aparelhos de ar condicionado e gerador que armazena vacinas e insumos necessĂĄrios para a vacinação. HĂĄ Rede de Frio nos trĂȘs níveis de gestão (federal, estadual e municipal), desde o laboratório produtor até a sala de vacina nos municípios. Assim, a Rede de Frio é também uma cadeia que os imunobiológicos percorrem até chegarem à população.

De acordo com a programação do Encontro, o Enrede conta com a participação de órgãos como a AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), laboratórios produtores de vacina (Butantan e Fiocruz) e técnicos da própria Rede de Frio nacional.

Ainda de acordo com a programação, alguns dos temas específicos abordados no Encontro são: a atuação do INCQS junto à Anvisa e farmacĂȘuticas no registro e autorizações, nas anĂĄlises das amostras, nas flexibilizações e excepcionalidades para garantir a disponibilidade da vacina na pandemia; os principais desafios para solicitação do registro e atualizações das vacinas; e os procedimentos adotados para o monitoramento dos estudos e autorização temporĂĄria de uso emergencial, registro e atualizações das vacinas contra a Covid-19;

Alagoas estĂĄ sendo representado no Enrede por Rafaela Siqueira, assessora técnica do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e por Gustavo Viana, responsĂĄvel técnico pela logística do PNI/AL e deve demonstrar a organização da Rede de Frio alagoana para a vacinação contra a Covid-19 a partir das 14h desta sexta-feira (17).

Rafaela Siqueira explicou que a Rede de Frio é um processo enorme que envolve muito recurso financeiro. "Nós trabalhamos com 48 tipos de imunobiológicos, alguns de valores bem altos e nós temos que trabalhar com excelĂȘncia para levar até a população o produto na mesma qualidade na qual ele saiu do laboratório. Por isso, todos os imunobiológicos são armazenados e transportados em temperatura controlada", esclareceu.

Ainda segundo Rafaela Siqueira, com "o advento da vacina Pfizer, por exemplo, houve a necessidade de adequação dos nossos processos de trabalho, porque recebemos e armazenamos ela congelada. Esse foi um ano muito intenso para toda nossa equipe", concluiu a assessora técnica do PNI/AL.

Nesta sexta-feira (17) todos os Estados participarão do evento e tudo é transmitido ao vivo pelo Youtube através deste link.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL