PREFEITURA SANTANA

Promoção da saúde mental e emocional integra ações de rotina no HGE

Todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem as suas próprias histórias de vida

Por Thallysson Alves em 08/01/2022 às 21:17:10
Thallysson Alves e Carla Cleto

Thallysson Alves e Carla Cleto

A saúde mental e emocional dos pacientes e seus familiares também estão inclusas nas linhas de cuidados do Hospital Geral do Estado (HGE). Essa é uma missão da equipe de Psicologia, que assiste todas as áreas da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, incluindo o atendimento a pessoas que tentaram o suicídio, a pacientes cujo trauma gerou grave consequência e durante a despedida de ente querido.

"Desde o momento da hospitalização, o paciente necessita da intervenção psicológica. São muitas emoções envolvidas diante deste momento, entre elas sensações de medo, incertezas e desconfiança. Esses sentimentos podem gerar gatilhos positivos ou negativos. O nosso objetivo é despertar em quem abordamos um olhar, um entendimento sobre a importância do equilíbrio mental", pontuou a coordenadora da Psicologia, Tasmânia Quintela.

O gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira, acrescenta que quem cuida da mente cuida do corpo, cuida das relações interpessoais, cuida de tudo. Para ele, os esforços para o restabelecimento da saúde precisam atuar em consonância entre o tratamento físico e o psicológico. Assim, o processo de recuperação ganha mais celeridade e a rotatividade dos leitos permite o melhor atendimento a mais pessoas.

"O acolhimento feito pelos psicólogos é muito importante, pois pode ser decisivo no processo de recuperação, aceitação e tomada de decisões. A manutenção da saúde mental é uma de nossas missões e os psicólogos são especialistas em auxiliar na reflexão sobre acontecimentos, relações sociais, condições de existência e sentidos existenciais. Eles também nos atentam ao engajamento de campanhas que levantam essa mesma bandeira", disse o gerente.

No HGE, psicólogos acolhem os pacientes desde o início da hospitalização

Uma das campanhas é o Janeiro Branco, que objetiva chamar atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Para os engajados na causa, uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura de saúde mental no mundo. E, como em uma folha em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem as suas próprias histórias de vida.

"O Brasil apresenta o maior índice de depressão da América Latina e é o país mais ansioso do planeta isso, segundo a OMS [Organização Mundial da Saúde]. Isto está associado ao quadro de inseguranças, frustração trazida pela pandemia da Covid-19 e as variantes – estas contribuíram para intensificar os problemas psiquiátricos e emocionais", disse a psicóloga Rosania Lisboa.

Rosania acrescenta que o consumo de bebidas alcóolicas, drogas ilícitas e remédios sem prescrição médica também estimula o crescimento de casos de ansiedade e depressão, que podem levar ao suicídio e mutilações.

"Mas é importante esclarecer que os transtornos mentais são doenças e não fraquezas de caráter. O convite do Janeiro Branco é que cuidemos de nossa saúde mental e de todos que nos cercam, incluindo os nossos pacientes, acompanhantes e servidores. É importante que a empatia seja vivida, isso nos ajuda a tratar o outro como ele precisa para sair de um momento de crise", afirmou a psicóloga.

Entre os dias 17 e 21, uma ação alusiva ao Janeiro Branco com foco nos familiares dos pacientes está sendo organizada pela Psicologia do HGE. Os participantes receberão um mimo da equipe durante a visita às unidades de Tratamento Intensivo (UTI), de AVC, de Dor Torácica (doenças cardiológicas), de Cuidados Intermediários (UCI) e Área Amarela.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL