PREFEITURA SANTANA

EDUCAÇÃO: bolsas do cartão escola 10 já beneficiaram mais de 50 mil alunos

Ao todo, o programa - que é a maior ação de combate à evasão escolar do país - deve contemplar mais de 116 mil estudantes da rede estadual

Por Allana Dias e Joyce Andrea, sob supervisão em 13/01/2022 às 13:37:36
Thiago Sampaio

Thiago Sampaio

Um investimento inédito, que favorece diretamente os alunos da rede estadual, o Cartão Escola 10 atinge a marca de cerca de 55 mil beneficiados. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já destinou para o programa um montante de R$ 165 milhões, proporcionando aos estudantes um auxílio que vai fazer a diferença na vida de 116 mil pessoas do ensino médio regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que podem receber até R$ 2.600 reais.

O programa conta com três bolsas: uma bolsa permanência, para os alunos que tenham uma frequência maior que 80% mensalmente, uma bolsa prêmio de conclusão do ensino médio, e uma bolsa para quem retornou às aulas presenciais.

À frente da pasta da Educação, o secretário Rafael Brito, ressalta que até o fim do próximo mês, todos os beneficiados serão contemplados. "O Cartão Escola 10 é o maior programa de incentivo à educação de todo o país, liderado pelo governador Renan Filho. Chegamos a marca de 50 mil pessoas que já foram beneficiadas, até o fim de fevereiro, todos que têm direito irão receber todos os benefícios. Este incentivo inédito precisa ser aproveitado da melhor forma possível. Então, peço aos alunos, realizem seus sonhos, façam bom uso desse recurso. Usem-no para transformar sua realidade para melhor. Vocês são a esperança de um futuro melhor para nossa sociedade", ressalta.

Calendário de Pagamento

O pagamento está sendo realizado de acordo com a data de nascimento dos alunos, o primeiro fluxo foi encerrado nesta última quinta-feira (13), e foi destinado aos estudantes que já possuíam a conta Caixa Tem. No próximo, que se inicia no dia 27 de janeiro, os beneficiados serão os alunos que ainda não possuíam a conta na Caixa Econômica Federal e foram abertas pela própria Seduc junto à instituição.

O foco é o futuro

A Bolsa Conclusão se aplica também como um direcionamento para os jovens que estão terminando o ensino médio e que agora podem investir no futuro. A estudante Kessie Bezerra, por exemplo, acabou de concluir o ensino médio na rede estadual, na Escola Afrânio Lages, em Maceió, e conta como receber a bolsa pode ajudar no planejamento de vida dos estudantes.

"Com esse benefício a gente sai do ensino médio mais tranquilo, sem precisar ter essa preocupação do que fazer quando sair da escola. Para os alunos que vão entrar na faculdade, o dinheiro já é uma ajuda e pra quem não vai fazer faculdade agora, é um incentivo, pra quem sabe fazer um curso técnico, ou tirar a carteira de habilitação e conseguir um emprego", destaca.

A jovem de 17 anos ainda relata que vai investir o valor do benefício na sua educação, como forma de preparação para o mercado de trabalho. "Eu pretendo investir fazendo cursos para ingressar no mercado de trabalho, como curso de inglês que é muito importante hoje em dia. E também vou investir parte do dinheiro em um notebook para estudos", finaliza Kessie.


Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL