PREFEITURA SANTANA

Músico chora enquanto Talibã queima seus instrumentos musicais na frente dele

Este é o mais recente vídeo que mostra a campanha do Talibã contra a comunidade musical e artística do Afeganistão. Há 20 anos, quando estavam no poder pela última vez no Afeganistão, o Talibã proibiu todas as formas de fazer música além do canto religioso

Por Redação em 18/01/2022 às 20:47:38

As imagens mostram um músico afegão feito para assistir seus instrumentos musicais serem incendiados, enquanto o Talibã trava uma guerra de longo prazo contra a música.

Um vídeo sem data se tornou viral no Twitter mostrando combatentes do Talibã queimando a bateria e o harmônio de um músico local na província de Paktia, no Afeganistão.

Na gravação, postada pelo jornalista Abdulhaq Omeri, o músico chora ao ser obrigado a ver seus instrumentos em chamas.

Outros jornalistas afegãos fizeram observações a partir das filmagens. As roupas do músico estão rasgadas, sugerindo que ele foi espancado e seu cabelo foi cortado, uma punição pública comum do Talibã como um aviso "por uma ofensa inicial ou relativamente menor".

O músico local também é obrigado a dizer "eu sou escória", diante da multidão de pessoas reunidas em torno dos instrumentos em chamas. Risos podem ser ouvidos dos soldados do Talibã.

Este é o mais recente vídeo que mostra a campanha do Talibã contra a comunidade musical e artística do Afeganistão. Há 20 anos, quando estavam no poder pela última vez no Afeganistão, o Talibã proibiu todas as formas de fazer música além do canto religioso.

Desde que o Talibã retomou o controle há pouco mais de cinco meses, em agosto de 2021, eles reintroduziram a proibição da música em locais públicos. Os estudiosos acreditam que esta seja uma introdução lenta à proibição completa da música, o que levou os músicos a fugir do país por sua segurança.

Este não é o primeiro exemplo de filmagem mostrando destruição musical nos últimos tempos.

No final de dezembro, outro clipe se tornou viral nas redes sociais, mostrando alguns dos instrumentos mais famosos do Afeganistão, um rubâb, uma tabla e um harmônio, sendo apedrejados por soldados.


Os músicos locais, que possuíam os instrumentos tradicionais, foram então obrigados a prometer que nunca mais cantariam ou tocariam música.

Houve uma morte conhecida de um músico desde a tomada do Talibã no ano passado. O conhecido cantor folk, Fawad Andarabi, foi arrastado de sua casa na aldeia antes de ser morto a tiros pelo Talibã em agosto de 2021.

Em resposta ao tiroteio, a Relatora Especial das Nações Unidas na área de direitos culturais, Karima Bennoune, condenou as ações do Talibã dizendo: "Pedimos aos governos que exija que o Talibã respeite os direitos humanos dos artistas."

"Reiteramos nosso apelo para que os governos encontrem maneiras seguras e eficazes para artistas e trabalhadores culturais que precisam fazer isso para sair do Afeganistão."

Alguns músicos conseguiram fugir para países vizinhos e não só, como alunos da única escola de música do Afeganistão, o Instituto Nacional de Música do Afeganistão , que estão a começar a reconstruir a sua casa em Lisboa, Portugal.

A comunidade internacional da música saiu em apoio a todos aqueles que estão deslocados ou apanhados na violência. Um exemplo de arrecadação de fundos para os impactados acontece neste sábado, 22 de janeiro, no Barbican em Londres, onde Songs of Hope: A Benefit Concert for Afeganistão visa arrecadar dinheiro para instituições de caridade selecionadas que trabalham com pessoas impactadas pelo conflito.

Fonte: Classic FM

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL