PREFEITURA SANTANA

HGE atualiza fluxos para organizar, informar e incentivar hĂĄbitos de prevenção

A atualização dos fluxos para pacientes com sintomas gripais foi liderada por tĂ©cnicos do SCIRAS

Por Thallysson Alves em 19/01/2022 às 21:59:14
Thallysson Alves

Thallysson Alves

Apesar de os leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para cidadãos com Covid-19 e Influenza estarem com menos da metade da capacidade de ocupação em Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, jĂĄ se antecipa com a atualização de fluxos para os atendimentos. A medida é preventiva e também tem o intuito de reforçar nos servidores a necessidade de cuidados que visam diminuir a disseminação de ambos os vírus.

Os fluxos para paciente com sintomas gripais, criados com base em estudos realizados por técnicos do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à AssistĂȘncia à Saúde (SCIRAS), tem carĂĄter organizacional, com ĂȘnfase na realidade dos setores, como a Pediatria, Cardiologia e Áreas Azul, Verde e Vermelha Clínica.

"Eles também servem para que os profissionais compreendam sobre as condutas que devem ser adotadas com os pacientes com síndromes gripais, ou não. Caso apresente, toda a equipe precisa se atentar ainda mais para a proteção (higienização, uso do avental impermeĂĄvel, mĂĄscara cirúrgica, gorro e óculos), realizar as notificações, solicitar o teste de antígeno ou RT-PCR e encaminhar o paciente para um leito de precaução que evite a contaminação de outros pacientes", informou a infectologista Angélica Novaes.

Supervisora médica, Rosana Veras, também estĂĄ atenta a toda movimentação de pacientes no HGE

O indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas – febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos e gustativos – é considerado com síndrome gripal. O quadro se torna grave quando evolui para desconforto respiratório, ou pressão ou dor resistente no tórax, ou saturação de oxigĂȘnio menor que 95% em ar ambiente, ou coloração azulada (cianose) nos lĂĄbios ou rosto.

"É importante lembrar que as Unidades de Pronto Atendimento [UPAs] estão indicadas para o atendimento inicial de pessoas com sintoma gripal, e que outros hospitais do Estado são referĂȘncia no tratamento de quadros mais graves. O HGE não é apontado para esse tipo de assistĂȘncia, mas pode vir a acolher casos suspeitos e confirmados que apresentem outras patologias, estas inclusas em suas linhas de cuidado, como o trauma, o infarto e o AVC", explicou a supervisora médica, Rosana Veras.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL