PREFEITURA SANTANA

HGE inicia o serviço de FarmĂĄcia ClĂ­nica em fevereiro

SecretĂĄrio destaca o empoderamento dos servidores e a interação entre especialistas

Por Thallysson Alves em 21/01/2022 às 22:34:02
Thallysson Alves

Thallysson Alves

Os farmacĂȘuticos do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estão motivados. É que, com o apoio do secretĂĄrio de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, e do gerente d unidade, o médico Paulo Teixeira, serĂĄ implantado neste mĂȘs de fevereiro, o serviço de FarmĂĄcia Clínica na maior unidade de urgĂȘncia e emergĂȘncia de Alagoas, o que darĂĄ um salto assistencial para os pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, todas as farmĂĄcias satélites da maior unidade de urgĂȘncia e emergĂȘncia do Estado, referĂȘncia para o cuidado de Média e Alta Complexidade, estão contando com farmacĂȘuticos em sua escala de trabalho. Essas conquistas motivaram os profissionais a realizar um momento com a participação de representantes da categoria em outras unidades geridas pelo Governo de Alagoas.

O gerente do HGE, Paulo Teixeira, agradeceu todo o apoio dado pelo titular da Sesau à maior unidade de urgĂȘncia e emergĂȘncia de Alagoas. Ele enfatizou que o ĂȘxito de todos os trabalhos é de responsabilidade dos profissionais que atuam no hospital, referĂȘncia para a maioria do atendimento de Média e Alta Complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) neste Estado.

"O HGE deveria ser ovacionado por todos os serviços que presta à sociedade. Ele conta com profissionais competentíssimos, entregues aos serviços, no objetivo de sempre melhor assistir quem mais precisa de cuidados. Isso eu vejo na assistĂȘncia e nos setores administrativos. Todos atuam em sintonia, cumprindo com o seu dever de servir ao público", afirmou o gestor do hospital.

Para a coordenadora do Serviço de AssistĂȘncia FarmacĂȘutica, FlĂĄvia Amorim, a presença do secretĂĄrio demonstra o quanto a atual gestão da Sesau e do Governo de Alagoas estão dedicados na transformação do HGE para melhor. Ela comentou que o início da FarmĂĄcia Clínica é de imenso ganho assistencial, pois os farmacĂȘuticos poderão ser decisivos nas condutas adotadas pelas equipes assistenciais.

FarmacĂȘuticos se reúnem no HGE para celebrar as conquistas da categoria no Estado

"A FarmĂĄcia Clínica é voltada à ciĂȘncia e a prĂĄtica do uso racional de medicamentos, de maneira que eles sejam otimizados. O farmacĂȘutico estĂĄ apto a identificar sinais e sintomas, implementar e monitorar a terapia medicamentosa, bem como orientar o paciente, visando a efetividade do tratamento. De início, o reforço na equipe conseguirĂĄ abraçar toda a UTI [Unidade de Terapia Intensiva], mas temos interesse em levar esse trabalho para mais setores no hospital"

Também estiveram presentes ao evento, a supervisora médica do HGE, Rosana Véras, o supervisor administrativo do Hospital da Mulher, Marcelo Casado, e o gerente de suprimentos da Sesau, Thiago Leite; esse último recebeu vĂĄrios gestos de gratidão pela parceria durante os esforços realizados pelas equipes em cada unidade. O farmacĂȘutico João Paulo Voss também foi lembrado pela notĂĄvel contribuição para o HGE e toda a categoria.

"Diante de todos os avanços promovidos pelo governador Renan Filho, o maior legado é, com certeza, o empoderamento dos servidores. O que acontece entre os farmacĂȘuticos também é visto em outras categorias. Todos os especialistas estão conversando, dialogando, resgatando profissionais efetivos; não existe mais ilha! Esse clima tem motivado cada servidor a defender o seu trabalho, a mostrar que a sua atuação salva vidas. O HGE salva vidas! Nós precisamos destacar isso", avaliou Alexandre Ayres.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL