PREFEITURA SANTANA

Sesau firma parceria com o Hospital SĂ­rio LibanĂȘs e integra o Proadi-SUS triĂȘnio 2021-2023

O Projeto tem como objetivo a qualificação dos programas de residĂȘncia em saĂșde e da preceptoria de residentes e graduandos no SUS

Por Ascom/Sesau em 03/02/2022 às 12:38:11
Ascom/Sesau

Ascom/Sesau

Por meio de parceria firmada com o Hospital Sírio LibanĂȘs, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triĂȘnio 2021-2023. Ele integra o Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de ResidĂȘncia e da Preceptoria no

Sistema Único de Saúde (DGPSUS), criado em conjunto com o Ministério da Saúde (MS) e que conta com a participação do Conselho Nacional de SecretĂĄrios da Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O Projeto tem como objetivo a qualificação dos programas de residĂȘncia em saúde e da preceptoria de residentes e graduandos no SUS, bem assim como da qualificação do cuidado, por intermédio de ações educacionais e intervenções focadas no cenĂĄrio real do mundo do trabalho com vistas à transformação do contexto em que se encontram.

Instituído um Grupo Gestor local com representantes da Sesau, Universidade Estadual de CiĂȘncias da Saúde (Uncisal) e Secretaria de Saúde de Maceió para fazer as articulações necessĂĄrias à realização dos cursos. Neste sentido, a parceria existente entre Sesau e Faculdade EstĂĄcio de Alagoas foi acionada, sendo nesta unidade educacional o espaço físico que sediarĂĄ os cursos. JĂĄ o processo seletivo foi conduzido pela equipe do HSL, realizada em trĂȘs etapas: anĂĄlise curricular e entrevistas individual e coletiva.

No Estado de Alagoas, foram contemplados o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) para o triĂȘnio 2021-2023. No âmbito da Sesau foram aprovados 05 servidores para o curso de Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde – (QSUS), 07 servidores aprovados para o Curso de Especialização em Gestão de Programas de ResidĂȘncia em Saúde (GPRS) e 07 servidores aprovados para o curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (PSUS). Nesta edição, contou com aprovações de servidores também do Hospital de EmergĂȘncia do Agreste (HEA) e da sede administrativa no curso de GPRS, haja vista, os novos programas planejados nestas unidades.

Durante dois anos, os especializandos terão aulas mensais (presenciais e virtuais) durante trĂȘs dias consecutivos, de fevereiro de 2022 a outubro de 2023, com carga horĂĄria total de 440 horas. O curso prevĂȘ, ainda, a construção de um projeto de intervenção, bem como sua implementação e avaliação, com apoio dos profissionais indicados pelo ISL nos hospitais selecionados para o projeto.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL