PREFEITURA SANTANA

Alagoas recebe 30.600 doses de vacinas da Pfizer Pediátrica

Nova remessa da Pfizer Pediátrica chegou a Alagoas nesta quinta-feira (10)

Por Bia Alexandrino em 10/02/2022 às 13:27:34
Olival Santos

Olival Santos

Para dar continuidade à imunização das crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19, Alagoas recebeu, nesta quinta-feira (10), o quinto lote de vacinas da Pfizer Pediátrica. Desta vez, o Ministério da Saúde enviou 30.600 doses do imunizante, que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió.

Para facilitar a identificação da Pfizer Pediátrica, as tampas dos frascos possuem a cor laranja, diferente dos imunizantes da Pfizer destinada para as demais faixas etárias, cuja tampa possui a cor roxa. É importante ressaltar, ainda, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garante que a vacina é segura e eficaz para o público infantil.

Imunizantes foram contabilizados antes de serem armazenados

Liberação para municípios – Após a chegada, os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas. O órgão é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e está localizado no bairro Farol, em Maceió.

Com isso, as novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações. Também é necessário realizar os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Técnicos do PNI aferiram a temperatura dos imunizantes para que fossem armazenados

Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico [email protected] . Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail [email protected] .

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apela para que a população leve as crianças para se vacinarem. "Qualquer um pode ser vítima da Covid-19, incluindo as crianças. Peço, então, para que os adultos levem os pequenos aos postos de vacinação do respectivo município. Quanto mais pessoas vacinadas, menor é o número de internações e mortes pelo novo coronavírus", afirmou.

Lotes enviados pelo Ministério da Saúde foram armazenados na Câmara Fria do PNI

O gestor lembrou também que os adultos devem concluir os seus ciclos vacinais com as três doses dos imunizantes disponíveis contra a Covid-19. "O número de internações voltou a subir e a maior parte dos alagoanos que está internado por Covid-19 não se vacinou ou não completou o esquema vacinal. Isso não acontece por acaso, porque é a vacina que diminui significativamente as chances de agravamento e morte. Vacina salva vidas", concluiu Ayres.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL