PREFEITURA SANTANA

HGE retoma NĂșcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar com novo formato e novos componentes

Reativação do NAQH visa à melhoria da assistĂȘncia prestada aos pacientes

Por Thallysson Alves em 14/02/2022 às 12:15:05
Beatriz Castro

Beatriz Castro

O Hospital Geral do Estado (HGE) retomou as atividades do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) com novo formato e novos componentes. Agora, a ordem é que todas as coordenações médicas e assistenciais se integrem aos projetos relacionados às ações e serviços que jĂĄ estão na programação, o que ajudarĂĄ a reduzir o tempo de permanĂȘncia dos pacientes e as taxas de infecções e aumentar o quantitativo de pessoas com a saúde recuperada.

As reuniões serão mensais, com a participação do coordenador médico da UrgĂȘncia Clínica, Alan Santana, do coordenador da Clínica Médica, Ricardo Calado, do chefe da porta de EmergĂȘncia do Trauma, Amauri Clemente, do coordenador médico-cirúrgico, Alexandre Rosas, do coordenador médico da EmergĂȘncia (ĂĄreas Vermelha e Amarela), Igor Menegassi, da coordenadora médica da Terapia Intensiva, Janaína de Morais, do assessor técnico docente, Álvaro Bulhões, da coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, Patrícia Ferro, da coordenação de Agendamento Cirúrgico, AudĂĄlio Farias, da coordenadora de Enfermagem, Rosângela Cavalcante, da coordenadora Técnica Assistencial, Vânia Ticianeli, da supervisora médica, Rosana Véras, do gerente, Paulo Teixeira, e da representante do gestor do Município de Maceió, Aline PalĂĄcio.

"O NAQH precisa acontecer nas unidades que compõem a rede de urgĂȘncia e emergĂȘncia. Com ele, vamos instituir protocolos, atualizar todos os fluxos, acompanhar os casos de longa permanĂȘncia, intermediar junto a outros coordenadores e colegas a resolutividade e o tempo-resposta mais rĂĄpido dos casos mais complexos; e vamos proporcionar capacitações voltadas às melhorias da qualidade da assistĂȘncia hospitalar", detalhou a supervisora médica, Rosana Véras.

Para o gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira, a reativação do NAQH é mais uma prova da determinação dos servidores em melhorar a assistĂȘncia prestada aos pacientes. Todas as ações jĂĄ contam com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e contribuirão, também, com os mecanismos de avaliação dos indicadores clínicos e administrativos, além de garantir o uso racional, universal e equitativo dos recursos, por meio do controle sobre os processos de trabalho.

"O que queremos é conceder aos nossos pacientes um atendimento mais adequado, humanizado, integral, ĂĄgil e seguro. Por isso essa articulação junto com as especialidades clínicas e cirúrgicas, e a necessidade de que todos participem das demandas diĂĄrias. O resultado da união de todas as forças serĂĄ muito benéfico à sociedade, pois nos ajudarão a construir um novo HGE, que jĂĄ salva muitas vidas", estima Paulo Teixeira.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL