PREFEITURA SANTANA

Plano nacional de fertilizantes serĂĄ lançado este mĂȘs, diz ministra

Os fertilizantes, especialmente nitrogĂȘnio, fósforo e potĂĄssio, são largamente utilizados pelo setor agrĂ­cola brasileiro

Por Redação em 04/03/2022 às 13:27:58

Em meio à guerra entre RĂșssia e Ucrânia, que ameaça a oferta de grande parte dos fertilizantes importados pelo Brasil, o governo federal vai lançar este mĂȘs um plano nacional para ampliar a produção do insumo no paĂ­s. A informação é da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Os fertilizantes, especialmente nitrogĂȘnio, fósforo e potĂĄssio, são largamente utilizados pelo setor agrĂ­cola brasileiro, mas 80% deles são importados, e a RĂșssia e a BielorĂșssia são dois dos principais fornecedores do produto ao Brasil. No momento, no entanto, em decorrĂȘncia das sanções econômicas aplicadas contra russos e bielorrussos, por causa da invasão à Ucrânia, o Brasil não tem conseguido trazer os fertilizantes destes paĂ­ses.

"O Brasil, no passado, não fez um programa nacional para a produção própria de fertilizantes. Fizemos uma opção errada, lĂĄ atrĂĄs, de ficarmos importando nitrogĂȘnio, fósforo e potĂĄssio", afirmou a ministra durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. No caso do fósforo, considerado um dos fertilizantes mais importantes, a dependĂȘncia externa chega a 93%.

Segundo a ministra, uma cerimônia de entrega do plano serĂĄ realizada no final de março, no PalĂĄcio do Planalto. Apesar de coincidir com uma crise de abastecimento do produto, o plano vinha sendo pensado hĂĄ mais tempo.

"Esse plano estĂĄ pronto, não foi por causa desta crise. Isso nós pensamos lĂĄ atrĂĄs, no seu governo, de que o Brasil, uma potĂȘncia agro, não poderia ficar nessa dependĂȘncia, do resto do mundo, de mais de 80% nos trĂȘs produtos, de vĂĄrios paĂ­ses", disse a ministra durante a live com Bolsonaro.

Um grupo de trabalho chegou a ser formado hĂĄ quase um ano e envolveu representantes de nove ministérios.

Segundo Teresa Cristina, o plano trarĂĄ um diagnóstico sobre a oferta de fertilizantes no Brasil e poderĂĄ ter como resultado, por exemplo, propostas legislativas para facilitar a produção de fertilizantes no paĂ­s, como regras de licenciamento ambiental para exploração de jazidas e até permissão para extração dos minerais em terras indĂ­genas.

Ontem (2), durante coletiva de imprensa, a ministra da Agricultura afirmou que o estoque de fertilizantes para o agronegócio no Brasil estĂĄ garantido até outubro. Ela garantiu que não hĂĄ problemas com a safra neste momento, porém, a safra de verão, no final de setembro e outubro, ainda gera preocupação.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL