PREFEITURA SANTANA

Sesau discute a implantação do Programa de Gerenciamento de Risco em suas unidades

O Programa de Gerenciamento de Riscos teve nova redação da NR-01, aprovada pela Portaria SEPRT nÂș 6.730, de 09/03/2020 e com inĂ­cio de vigĂȘncia em Janeiro de 2022

Por Ascom Sesau em 01/04/2022 às 12:52:48
Ascom Sesau

Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reuniu, na quinta-feira (31), os engenheiros de segurança do trabalho, de suas unidades hospitalares, para discutir a formatação dos Programas de Gerenciamento de Risco (PGR) e Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), bem como, a interface ao e-social. O encontro foi conduzido pela GerĂȘncia Executiva de Valorização de Pessoas (Gevp), por meio da Gestão de Saúde e Segurança do Servidor (GESS).

O Programa de Gerenciamento de Riscos teve nova redação da NR-01, aprovada pela Portaria SEPRT nÂș 6.730, de 09/03/2020 e com início de vigĂȘncia em Janeiro de 2022. Portanto, além dos riscos físicos, químicos e biológicos amplamente reconhecidos no PPRA, existente desde 1994, o novo PGR levarĂĄ em consideração, também, os riscos ergonômicos e de acidentes.

Neste sentido, o PGR representa uma evolução do PPRA. A ideia é ter um retrato dos riscos gerados aos funcionĂĄrios, sua classificação para determinação de uma escala de priorização, com planos de ação a serem cumpridos e a avaliação sistĂȘmica deste processo de gestão.

Estiveram presentes à reunião, os técnicos do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e do Hospital Regional do Norte (HRN), Hospital Geral do Estado (HGE), da Central Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu), Hospital Regional da Mata (HRM) e Hospital da Mulher (HM).

"A nova redação da NR 01 traz para a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho uma perspectiva mais criteriosa nas anĂĄlises de acidentes e ergonômicos, com a implantação do reconhecimentoe inventĂĄrio de riscos, o estabelecimento de critérios de priorização na Matriz de Criticidade e a gestão do Plano de Ação. Explicou o Engenheiro de Segurança do Trabalho Wilson Souza – GESS/GEREVP/SESAU."

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL