PREFEITURA SANTANA

Sesau promove ações de prevenção aos acidentes de trabalho durante o Abril Verde

Uso dos EPIs, a exemplo das luvas no ambiente hospitalar, é fundamental para evitar acidentes de trabalho

Por Bia Alexandrino em 13/04/2022 às 15:53:15
Carla Cleto

Carla Cleto

O movimento Abril Verde foi criado no Canadá, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir os acidentes e doenças do trabalho. Vale ressaltar que acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empregadora, causando a morte, a perda ou a redução da capacidade de trabalho. O acidente do trabalho inclui o acidente em si e as doenças ocupacionais.

A Lei 8.022/2018 instituiu a Campanha do Abril Verde no Estado de Alagoas, passando essa data a fazer parte do calendário oficial. Neste ano, na sede administrativa, a Sesau está promovendo ações que têm o objetivo de conscientizar e desenvolver atitudes e comportamentos prevencionistas com relação aos acidentes e doenças ocupacionais, minimizando os riscos envolvidos.

Entre as ações promovidas pela Gestão de Saúde e Segurança do Servidor, está a vacinação contra o Sarampo e a Influenza para os trabalhadores da sede e anexos da Sesau. Por meio desta iniciativa, a Sesau está assegurando que os servidores possam desenvolver suas atividades laborais sem o risco de contrair doenças infectocontagiosas.

Sesau promoveu campanha de vacinação contra o Sarampo e a Influenza para os trabalhadores da saúde

A psicóloga Nayara Calheiros, responsável técnica da área de Gestão de Saúde e Segurança do Servidor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), explica que a prevenção é essencial. "A prevenção é realizada através da reorganização do trabalho, treinamentos dos servidores, campanhas, mobiliários ergonômicos nos ambientes de trabalho, uso adequado dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e Equipamentos de Proteção Coletiva", esclarece.

De acordo com dados coletados em 2020, pelo Observatório do Trabalho Decente e com o Observatório de Segurança no Trabalho, foram registrados 446,9 mil acidentes no Brasil, dos quais 2,7 mil acidentes ocorreram em Alagoas. Todos esses dados referem-se à população com vínculo empregatício regular, ou seja, levando-se em consideração que pode existir subnotificação dos casos, esse número pode ser ainda maior.

As doenças ocupacionais mais comuns no Brasil são Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e doenças do aparelho respiratório (ocasionadas por agentes físicos, químicos ou biológicos). Já o acidente típico é um ataque inesperado ao corpo humano, ocorrido durante a jornada de trabalho, em razão de uma ação traumática.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL