PREFEITURA SANTANA

Profissionais do HEA recebem treinamento sobre AVC

Unidade AVC do HEA Ă© referĂȘncia para Agreste e Sertão do Estado

Por Tony Medeiros em 26/04/2022 às 21:05:04
José Gabriel

José Gabriel

A terça-feira (26) é de treinamento para os 180 profissionais da saúde do Hospital de EmergĂȘncia do Agreste (HEA), em Arapiraca, que estão a serviço da Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) da instituição hospitalar. A capacitação é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o programa Angels, iniciativa internacional da Boehringer, que busca qualificar os centros de AVC.

Os profissionais foram divididos em trĂȘs turmas para que pudessem acompanhar todo o treinamento e participar ativamente das ações. "Os profissionais do Hospital de EmergĂȘncia sempre estão dispostos a adquirir conhecimento. Então, quando surge uma oportunidade como esta, a adesão é enorme. A equipe é excelente e quanto mais qualificada, mais possibilidades de atender a demanda e salvar vidas", ressaltou a fonoaudióloga BĂĄrbara Albuquerque, gerente do HEA.

Treinamento acontece no auditório do HEA e reúne profissionais de diversas atividades da Unidade AVC

No cronograma de treinamento estão a apresentação do projeto Angels, tratamento do AVC, epidemiologia do AVC, classificação, AVC e os lobos cerebrais, sintomas, condições clínicas, fatores de risco, fluxograma ideal, além de simulações de atendimento.

"O Angels é um programa muito importante, porque ele promove não apenas um treinamento pontual com o protocolo do AVC, mas, também, a longo prazo, de educação continuada. O que precisa melhorar, identificar os fatores e buscar a excelĂȘncia nos atendimentos. O Hospital de EmergĂȘncia é referĂȘncia e tem sido muito importante para salvar vidas", disse Matheus Pires, médico neurologista, coordenador do Programa AVC DĂĄ Sinais da Sesau.

Treinamento qualifica os servidores para oferecer atendimento mais ĂĄgil para os usuĂĄrios

"Além de atualização com as informações sobre o protocolo AVC, vai deixar todo muito capacitado para receber o certificado. Todos os servidores da Unidade AVC participam desta qualificação", ressaltou Guacyra Almeida, coordenadora-médica da Unidade AVC do HEA.

Mortes – A enfermeira Marília Holanda, responsĂĄvel pelo treinamento do programa Angels, explica que é sempre necessĂĄrio que mais profissionais sejam treinados e capacitados para atender os pacientes. "Estes treinamentos são fundamentais para a equipe ficar bem alinhada nos diversos setores e, assim, garantir a qualidade no atendimento ao usuĂĄrio", afirmou.

Gerente do HEA, BĂĄrbara Albuquerque, destaca a importância do Programa AVC DĂĄ Sinais

O HEA abriu as portas da Unidade AVC hĂĄ 8 meses, dentro do Programa AVC DĂĄ Sinais do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde, via aplicativo Join.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL