Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

HEMOAL MACEIÓ

Hemoal Maceió faz coleta de sangue no Condomínio Norcon Empresarial, nesta quarta (27)

Para doar sangue voluntário deve estar com boa saúde e ter no mínimo 16 anos


Carla Cleto

Para manter estabilizado o estoque de sangue e atender a demanda de transfusões dos hospitais e maternidades, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa nesta quarta-feira (27). A ação vai ocorrer das 9h às 16h, na sede do Norcon Empresarial, localizado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras, em Maceió, em frente ao Maceió Shopping.

O voluntário que desejar doar sangue, deve ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Também é obrigatório que esteja com boa saúde e usando máscara no momento de se candidatar à doação de sangue para evitar disseminar ou contrair o novo coronavírus.

Caso o candidato à doação tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberada a doação de sangue.

Quanto às vacinas contra a Covid-19, o voluntário deve aguardar um intervalo de 48 horas se a vacina recebida foi a CoronaVac. Com relação aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Impedimentos para doar sangue – As mulheres são impedidas de doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando. A doação é proibida permanentemente para o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. Caso o candidato tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Já o voluntário que já é doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há três meses, no caso das mulheres. No caso dos homens, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de dois meses.

saude.al.gov.br

Hemocentro de Alagoas Hemoal Maceió

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!