PREFEITURA SANTANA

Hemoal Maceió faz coleta de sangue no Condomínio Norcon Empresarial, nesta quarta (27)

Para doar sangue voluntário deve estar com boa saúde e ter no mínimo 16 anos

Por Josenildo Törres em 26/04/2022 às 21:08:51
Carla Cleto

Carla Cleto

Para manter estabilizado o estoque de sangue e atender a demanda de transfusões dos hospitais e maternidades, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa nesta quarta-feira (27). A ação vai ocorrer das 9h às 16h, na sede do Norcon Empresarial, localizado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras, em Maceió, em frente ao Maceió Shopping.

O voluntário que desejar doar sangue, deve ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Também é obrigatório que esteja com boa saúde e usando máscara no momento de se candidatar à doação de sangue para evitar disseminar ou contrair o novo coronavírus.

Caso o candidato à doação tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberada a doação de sangue.

Quanto às vacinas contra a Covid-19, o voluntário deve aguardar um intervalo de 48 horas se a vacina recebida foi a CoronaVac. Com relação aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Impedimentos para doar sangue – As mulheres são impedidas de doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando. A doação é proibida permanentemente para o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. Caso o candidato tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Já o voluntário que já é doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há três meses, no caso das mulheres. No caso dos homens, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de dois meses.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL