PREFEITURA SANTANA

Associação de Estrela de Alagoas Recebe Sistema de Energia Solar do Programa Alagoas Maior

Associação conta com 43 produtores de frutas in natura e é o lar do grupo de mulheres Fibras e Frutas, formado por 30 mulheres, que produzem frutas desidratadas

Por Isabella Padilha / Ascom Sedetur em 02/05/2022 às 20:13:45
Guido Jr. / Ascom Sedetur

Guido Jr. / Ascom Sedetur

Apoiados pelo programa Alagoas Maior, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a Associação Comunitária do Sítio Lagoa da Coroa (Ascolaco), de Estrela de Alagoas, recebeu um sistema fotovoltaico, que conta com um inversor e onze placas solares, com potência de 5kwp. A previsão é de que o grupo passe a economizar cerca de 90% na conta de energia, com redução estimada de R$ 1 mil por mês.

A Associação conta com 43 produtores formalizados, que produzem frutas in natura, e também é o lar do grupo de mulheres Fibras e Frutas, formado por 30 mulheres, que encontraram nas frutas desidratadas - como abacaxi, banana, maçã, coco, jaca, manga e o caju - uma forma de aumentar a renda e evitar o desperdício de alimentos.


"O Alagoas Maior veio para melhorar demais a nossa vida. Ele trouxe cursos, participamos de muitos eventos e começamos a conhecer melhor a nossa própria produção e nos interessarmos mais em crescer e melhorar o nosso produto. Estamos muito felizes com o recebimento dessas placas solares. A gente não estava funcionando e nem produzindo direito, porque a energia estava muito cara. Agora vamos poder retomar a produção por causa desse equipamento", destaca Luiza de Aquino, uma das lideranças da Associação e do grupo Fibras e Frutas.

A inserção do sistema fotovoltaico vai garantir a reativação das atividades do grupo, que estava inoperante pelos custos de produção, em especial os custos de energia. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Alay Correia, a entrada no Programa elevou a qualidade das frutas desidratadas produzidas pela Associação.

"Desde 2019, quando entraram no Alagoas Maior, as mulheres que formam o grupo receberam uma série de consultorias em biossegurança, vendas, design de comunicação visual, gestão financeira, posicionamento digital, inovação e melhoramento do processo produtivo de alimentos. Elas também participaram de rodadas de negócios com apoio do Programa; da Expoagro, com a comercialização de frutas desidratadas; e ainda realizam vendas na loja do Parque Shopping Maceió. Além da economia, o sistema de energia vai proporcionar um produto mais competitivo, uma vez que a qualidade do produto depende diretamente do tempo de uso do forno desidratador", destaca o superintendente.


Na ocasião, também foram entregues kits contendo blusas, aventais, bonés e toucas para o dia a dia de produção e participação em feiras e eventos.

Alagoas Maior

Criado em 2019, o programa Alagoas Maior impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e cerca de 10.900 pessoas, indiretamente. Atualmente, ele atua prioritariamente em três regiões do Estado - Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão - abrangendo cinco atividades produtivas, em 46 municípios. O foco é a melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

O objetivo do Alagoas Maior, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos micro e pequenos negócios.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL