PREFEITURA SANTANA

Com 262 atendimentos no fim de semana, HGE destaca a importância do cuidado com a saĂșde

Unidade realizou 21 cirurgias durante o sĂĄbado (30) e o domingo (1Âș)

Por Thallysson Alves em 02/05/2022 às 21:16:36
Thallysson Alves

Thallysson Alves

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, acolheu 262 pessoas no último fim de semana. Deste total, foram 187 pacientes com casos clínicos, 70 que se feriram em acidentes (37 casuais, 30 de trânsito e trĂȘs de trabalho), trĂȘs que sofreram agressões, um que se queimou e um que atentou contra a própria vida. Ao mesmo tempo, os plantonistas viabilizaram 135 altas médicas, 60 internações, 31 transferĂȘncias e 21 cirurgias.

Entre as ocorrĂȘncias relacionadas a acidentes de trânsito, 18 tiveram procedĂȘncia de colisão, oito envolveram motociclistas, trĂȘs pedestres foram atropelados e um ciclista chegou ferido. Para o gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira, é importante que as pessoas se atentem aos cuidados necessĂĄrios para o fortalecimento da saúde nos próximos dias.

"É que entraremos na quadra chuvosa e isso poderĂĄ causar uma série de consequĂȘncias, como o aumento de acidentes, de pessoas com quadros virais e de crises relacionadas a doenças crônicas (sinusite, rinite alérgica, hipertensão, diabetes, patologias cardíacas etc.). Por isso, a melhor recomendação é proteger o organismo com o fortalecimento da imunidade", orientou o gestor.

Fazer uma dieta rica em frutas e legumes, manter o peso ideal, praticar exercícios físicos regularmente (respeitando os próprios limites), não fumar, dormir adequadamente, ter bons hĂĄbitos de higiene, como lavar as mãos com frequĂȘncia e diminuir o estresse são alguns hĂĄbitos que precisam ser priorizados; bem como evitar situações que podem por a saúde em risco.

"Como a exposição ao frio e a chuva, o uso incorreto dos equipamentos de proteção, a automedicação, deixar de seguir com as orientações do especialista etc. É importante que todos façam a sua parte. Nós aqui no HGE buscando acolher todos que precisam de cuidados e todos em casa evitando o adoecimento", enfatizou o médico.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL