PREFEITURA SANTANA

Hospital Helvio auto comemora 110 anos oferecendo testes e consultas abertas à população

Em semana comemorativa, hospital oferecerá testagens e avaliações dermatológicas nesta quinta-feira

Por Ana Paula Tenório - Ascom HEHA em 04/05/2022 às 16:58:25
Ana Paula Tenório

Ana Paula Tenório

Em comemoração ao aniversário de 110 anos do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Gerência de Gestão da instituição vai promover uma semana inteira de comemorações e eventos voltados à comunidade, com a realização de testagens para detectar o vírus HIV, da hepatite B e C e sífilis, além da consulta com dermatologistas que farão análise de lesões suspeitas de câncer de pele. Esses serviços abertos à população acontecerão nesta quinta-feira (5), de 8h às 14h, no pátio do hospital, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió.

Inaugurado oficialmente em 2 de maio de 1912, o Helvio Auto foi a primeira instituição pública voltada ao tratamento de doenças infectocontagiosas na capital alagoana, que tinha como missão o atendimento de doentes de todo Estado de Alagoas.

A instituição foi inaugurada com o nome de Hospital de Isolamento do Estado, no governo do coronel Macário Lessa, tendo como primeiro diretor o dr. Hebreliano Maurício Wanderley. Construído no Trapiche da Barra, na época ainda um povoado distante três quilômetros do Centro de Maceió, o hospital era responsável pelo recebimento e tratamento das principais doenças infectocontagiosas e parasitárias do início do século XX.

No decorrer dos anos, ele foi denominado de Hospital de Doenças Tropicais Constança de Góes Monteiro e, após 1998, recebeu o nome de Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em homenagem a um dos maiores médicos infectologistas e pioneiro na pesquisa em doenças infecciosas e antibióticos do país, além de ter sido professor e médico efetivo da própria instituição.

Eventos abertos à população

As comemorações pelo aniversário incluem inauguração de uma galeria histórica do hospital, ato ecumênico, lançamento de um documentário e, no próximo dia 5 (quinta-feira), serviços abertos à população. Para participar dos testes para detectar HIV, Hepatite B e C e sífilis, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.

Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos. Após a testagem, o cidadão será encaminhado para sala de espera para acolhimento e aconselhamento individual com a equipe de Psicologia. Aos que forem diagnosticados, a primeira consulta médica já é realizada em seguida.

Além dos testes, também haverá consulta com dermatologistas para observar lesões indicativas de câncer de pele. Durante o exame morfológico, o médico observará o tamanho, forma, cor e textura das lesões em questão, e se há sangramento ou descamação. Caso alguma lesão suspeita seja encontrada, o paciente já será encaminhado para uma biopsia.

"É uma forma de incluirmos a população em nossa comemoração pelos 110 anos do hospital, e não haveria uma maneira melhor do que oferecer os nossos serviços, facilitando o acesso e garantindo o atendimento e encaminhamento dos pacientes que necessitarem", explicou a gerente de Gestão Hospitalar do HEHA, Alceny Pereira.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL