Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ECONOMIA

Sedetur incentiva produção de energia sustentável em grupos produtivos

Fontes alternativas reduzem os custos de contas de luz, beneficiando centenas de famílias


Ascom/Sedetur

Com o compromisso em políticas energéticas eficientes, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) vem incentivando a produção de energia sustentável entre os grupos produtivos alagoanos, apoiados pelo Programa Alagoas Maior.

O foco está na adesão ao uso de energias renováveis, e diversas ações são realizadas visando reduzir custos com contas de luz, beneficiar famílias e produzir energia sustentável. Alagoas também tem intensificado a agenda positiva, considerando o setor sucroenergético, como a cana-de-açúcar, por exemplo.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, André Luiz Gomes, Alagoas segue sendo um dos Estados brasileiros com maior vocação para o uso de energia renovável.

"No último Balanço Energético de Alagoas (Beal) nosso estado se destacou, alcançando 85% do uso de energia através de recursos renováveis, mais que o dobro do número nacional, que chegava na casa dos 42%. Em alguns casos, os grupos produtivos que aderem a energia sustentável chegam a economizar cerca de 90% na conta de luz, economia que é revertida em lucro para eles", destaca.

As parcerias firmadas pela Superintendência de Energia e Mineração (Suem), da Sedetur, vêm levando opções viáveis de energia limpa para produtores. Entre as ações realizadas, uma das mais recentes foi a entrega de um sistema fotovoltaico para a Associação Agroleite, em Poço das Trincheiras, a 215 km da capital alagoana.

O sistema possui 2kWp de capacidade e contém 4 placas solares e um inversor de energia solar. A instalação permite economia acima de 40% no valor pago à Equatorial e uma contrapartida significativa no ganho de lucro para a Associação. O Decreto Estadual 50451/2016 regulamenta a isenção do ICMS de energia elétrica do empreendimento, conforme política energética de fomento à geração distribuída.

De acordo com a representante da Agroleite, Iara Martins Alves, a parceria com a Sedetur beneficia diretamente as 50 famílias que trabalham na cooperativa produtora de leite.

"Nós começamos a ver uma redução muito grande na conta de energia depois que houve a entrega. Costumávamos pagar em torno de R$900,00 de energia, e esse mês veio somente R$ 450,00 - um desconto de 50% em comparação ao mês passado. Somos muito gratos à Sedetur por isso. Essa redução vai direto para o bolso do produtor que, no fim do mês, vai ter um dinheiro a mais", relata.

alagoas.al.gov.br

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!