PREFEITURA SANTANA

ONU-Habitat e Governo de Alagoas reúnem especialistas e entidades para aprimorar programa Minha Cidade Linda

Encontro teve como foco o aprimoramento do programa, que é executado pela Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas

Por Minne Santos/ Visão Alagoas 2030 em 11/05/2022 às 18:41:10
Thiago Sampaio/Arquivo

Thiago Sampaio/Arquivo

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o Governo de Alagoas e o Instituto Pólis, reuniu representantes de secretarias de Estado, de municípios e de entidades federais para mais uma oficina do Laboratório de Planejamento e Projetos. Realizado nessa terça-feira (10), o encontro teve como foco o aprimoramento do Minha Cidade Linda, programa executado pela Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas (Setrand-AL).

Criado em 2021, o programa estadual visa à melhoria dos espaços públicos e da infraestrutura viária dos 102 municípios alagoanos, por meio de ações como pavimentação, pintura nas fachadas das casas e implantação de praças, parques, ambientes para ginástica e outros equipamentos que promovam a socialização e o bem-estar da população.

Na oficina, os participantes conheceram os impactos do programa nas cidades atendidas. Além disso, puderam propor soluções inovadoras e transversais para auxiliar na sua consolidação e replicabilidade e, também, na otimização dos investimentos dos cofres públicos.

"Ou a gente atua fomentando e dinamizando o território, ou a gente está fadado a ter ações que são potencializadas muito residualmente. Acredito que o Minha Cidade Linda traz uma oportunidade de atuação de um circuito em rede e isso pode ampliar as oportunidades, os instrumentos públicos e os recursos do próprio local", afirmou a consultora do Instituto Pólis, Sandra Fae.

O secretário Executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, destacou alguns dos resultados já alcançados pelo programa. "O Minha Cidade Linda começou justamente com a identificação dos locais em que havia uma atuação importante das comunidades. Hoje, estamos trabalhando em 77 cidades e já concluímos as obras em outras seis, implantando infraestrutura nas vias que não estavam pavimentadas e nos passeios, além de instalar espaços de lazer. A previsão é que, em 60 dias, concluamos as ações em mais 26 municípios, explicou.

Potencialização do programa - Por meio do encontro, a equipe responsável pelo programa teve acesso a um estudo realizado pelo Instituto Pólis, que apresentou possibilidades de potencializá-lo a partir da incorporação de outras iniciativas que envolvam temas como geração de emprego e renda, educação, turismo, desenvolvimento da primeira infância, entre outros.

"Vimos aqui a abrangência que o programa pode ter se envolvermos outras instâncias. Uma cidade linda não é só pavimento, não é só praça. Envolve muitas outras ações que fortaleçam um desenvolvimento integrado e sustentável. Esse programa está fazendo a diferença e a oficina reforçou que pode fazer muito mais", comentou a superintendente Especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas, Andreia Estevam.

Para a analista de Programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias, o intuito do Laboratório de Planejamento e Projetos é justamente fomentar o intercâmbio técnico, articular a participação de diferentes atores e promover imersões em iniciativas estruturantes e que possuem um forte potencial de impacto socioeconômico, como o Minha Cidade Linda.

"Queremos estimular cada vez mais esses espaços de discussão, integração e articulação entre as secretarias para continuarmos apoiando e fortalecendo os programas do Estado. Esperamos consolidar o Laboratório como um fórum ou plataforma pública que tenha continuidade, promovendo a prática de refletir sobre o que está sendo implementado e, junto com outros atores, pensar e articular melhorias", pontuou Paula Zacarias.

Para saber mais sobre esse e outros projetos do ONU-Habitat em Alagoas, acesse: http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL