PREFEITURA SANTANA

Câmara aprova marco legal das garantias de emprĂ©stimos

O texto segue para o Senado

Por Redação em 01/06/2022 às 23:49:22

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (1Âș) o marco legal das garantias de empréstimos. O projeto permite, por exemplo, a exploração de um servic?o de gesta?o especializada para intermediar a oferta de garantias entre o tomador de empréstimos e as instituições financeiras. O texto segue para o Senado.

O marco legal precisarĂĄ ser regulamentado pelo Conselho MonetĂĄrio Nacional (CMN) e poderĂĄ ser prestado por instituições autorizadas pelo Banco Central, que farão a gestão das garantias e de seu risco; o registro nos cartórios, no caso dos bens imóveis; a avaliação das garantias reais e pessoais; a venda dos bens, se a dĂ­vida for executada; e outros serviços.

Entre as emendas que foram acatadas pelo relator, deputado João Maia (PL-RN), estĂĄ uma que concede isenção de Imposto de Renda sobre rendimentos obtidos por residentes no exterior, inclusive fundos soberanos de paĂ­ses, com investimentos em tĂ­tulos emitidos por empresas, letras financeiras e fundos de investimento em direitos creditórios.

Pelo modelo aprovado, as pessoas fĂ­sicas ou jurĂ­dicas que tenham interesse em fazer um empréstimo em instituições financeiras que usam os serviços das instituições gestoras de garantia (IGG) deverão antes firmar um contrato com uma destas e apresentar os bens que pretendem dar em garantia.

* Com informações da AgĂȘncia Câmara de NotĂ­cias

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL