PREFEITURA SANTANA

Sesau reforça alerta para enfrentamento à violĂȘncia contra pessoas idosas

Nesta quarta-feira (15) Ă© celebrado o Dia Mundial de Conscientização Contra a ViolĂȘncia à Pessoa Idosa

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau em 15/06/2022 às 19:11:30
Carla Cleto

Carla Cleto

O Dia Mundial de Conscientização Contra a ViolĂȘncia à Pessoa Idosa, comemorado nesta quarta-feira (15), foi oficializado em 2006 e tem como objetivo alertar para o sofrimento provocado a homens e mulheres que possuem 60 anos ou mais, além de garantir direitos e respeito para com essa população. Visando alertar contra essa violĂȘncia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça cuidados com idosos, por meio de capacitação para os profissionais dos 102 municípios alagoanos.

Entre os trabalhos desenvolvidos junto às cidades, estão o Caderno de Atenção BĂĄsica, intitulado "Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa", captação de dados na Caderneta do Idoso, instrumento de rastreio de capacidade funcional e o Casa Segura, que desenvolve ações e identificação de pontos de fragilidade dentro das residĂȘncias que venham ocasionar quedas.

A técnica de saúde do idoso da Sesau, Elisabeth Toledo, destaca que é considerada violĂȘncia contra a pessoa idosa qualquer tipo de violação de direitos contra a pessoa, bem como, a recusa ou omissão de cuidados.

"Toda violĂȘncia é uma questão de saúde! Se ela for física, vocĂȘ vai precisar tratar as feridas e machucados. Se ela for psicológica, vocĂȘ vai precisar tratar a saúde mental dessa pessoa e, se for financeira, precisamos tratar essa pessoa, que por não ter os recursos para comprar sua alimentação ou medicação, provocam alguns problemas de saúde nessa pessoa idosa", explica.

Elisabeth Toledo ressalta, ainda, a importância da população se conscientizar e estar alerta em casos de violĂȘncia contra idosos. "A violĂȘncia ao idoso é uma notificação compulsória, ou seja, todo e qualquer profissional de saúde ou até mesmo a população, a sociedade, que souber ou desconfiar, não precisa nem confirmar, que uma pessoa idosa estĂĄ sofrendo algum tipo de violĂȘncia. Diante da suspeita, ela tem a obrigação de denunciar. Pode denunciar em uma delegacia, pelo número de telefone 181 ou ao promotor da sua cidade e na Sesau", enfatizou.

Estatísticas

Em Alagoas, nos primeiros cinco meses de 2022, de acordo com dados divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, foram denunciados 30 casos de violĂȘncia contra idosos. No total, foram registrados 14 assassinatos e 16 crimes contra o patrimônio, envolvendo vítimas com idade igual ou superior a 60 anos.

Ainda de acordo com a OAB alagoana, no ano anterior, 31 idosos foram assassinados no Estado. Os dados mostram que os homens lideram as estatísticas e são as principais vítimas. Os crimes ocorreram em Maceió e no interior do Estado, em cidades como Arapiraca, Rio Largo, Piaçabuçu, Mata Grande e São Sebastião.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL