PREFEITURA SANTANA

Bolsonaro assina decreto que cria ComitĂȘ de combate à pandemia

Opresidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (25) o decreto que formaliza a criação do ComitĂȘ de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19

Por Redação em 25/03/2021 às 20:37:43

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (25) o decreto que formaliza a criação do ComitĂȘ de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. A informação é da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo. medida estabelece que compete ao ComitĂȘ a discussão das medidas a serem tomadas e o auxĂ­lio na articulação entre poderes e entre os estados.

A criação do comitĂȘ foi foi decidida, um ano após o inĂ­cio da pandemia, durante uma reunião ocorrida ontem (24), no PalĂĄcio da Alvorada, em que Bolsonaro recebeu os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da RepĂșblica, Augusto Aras, governadores, ministros de Estado e representantes de instituições independentes.

De acordo com a Secom, o decreto prevĂȘ que o ComitĂȘ é composto pelo presidente da RepĂșblica, que o coordenarĂĄ; pelos presidentes do Senado Federal; da Câmara dos Deputados; e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux. A secretaria-executiva do colegiado serĂĄ exercida pelo Ministério da SaĂșde. Ainda de acordo com o decreto, o ComitĂȘ de Coordenação se reunirĂĄ, em carĂĄter ordinĂĄrio, conforme cronograma definido na primeira reunião e, em carĂĄter extraordinĂĄrio, sempre que solicitado por qualquer de seus membros. O coordenador poderĂĄ convidar para participar das reuniões outras autoridades e especialistas de notório conhecimento nas questões a serem debatidas.

O ComitĂȘ de Coordenação também poderĂĄ criar grupos de trabalho com o objetivo de estudar e articular soluções para assuntos especĂ­ficos relacionados à pandemia. Os integrantes do ComitĂȘ e dos grupos de trabalho se reunirão, a critério de cada membro, presencialmente ou por videoconferĂȘncia. O ComitĂȘ terĂĄ duração de 90 dias, prazo que poderĂĄ ser prorrogado.

JĂĄ o ComitĂȘ de Crise, instituĂ­do em março do ano passado, no âmbito do governo federal, permanecerĂĄ em funcionamento sob a coordenação da Casa Civil da PresidĂȘncia da RepĂșblica, em articulação com outros ministérios, informou a Secom. Foi este comitĂȘ que coordenou ações como a repatriação de cerca de 27,5 mil brasileiros retidos no exterior e o apoio na distribuição de cilindros de oxigĂȘnio e outros insumos hospitalares.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL