PREFEITURA SANTANA

Maratona de Cirurgias já realizou 160 procedimentos cirúrgicos em Santana do Ipanema

Ao todo 1.850 pessoas foram atendidas e 592 cirurgias gerais e oftalmológicas foram marcadas

Por Suely Melo em 29/06/2022 às 19:41:47
Carla Cleto/ Ascom Sesau

Carla Cleto/ Ascom Sesau

A Maratona de Cirurgias já realizou 160 procedimentos cirúrgicos no Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, localizado em Santana de Ipanema, no Sertão de Alagoas. Durante os atendimentos no programa, 1.850 pessoas foram recebidas e 592 cirurgias gerais e oftalmológicas foram marcadas. As pessoas recebidas durante a maratona, além da marcação de cirurgias puderam fazer exames de eletrocardiograma, laboratório, ultrassonografia e tomografia. No total foram realizados 2.335 exames.

O casal de idosos Elias Rosendo da Silva, de 74 anos e Maria José Ramos da Silva, de 78 anos, foi atendido durante a maratona e já conseguiu fazer a operação de catarata. "Eu e minha esposa estávamos esperando há muito tempo por essa cirurgia e graças a Deus agora nós conseguimos. Já nos operamos e voltamos para fazer a revisão e ocorreu tudo bem. Só tenho a agradecer. Fui muito bem recebido e atendido com agilidade", relatou seu Elias da Silva.


A oftalmologista Thaisa Loureiro é uma das responsáveis por fazer a revisão dos pacientes que já passaram pela cirurgia de catarata. "Hoje estamos fazendo as revisões das cirurgias de catarata que foram realizadas ontem. Os pacientes fizeram as cirurgias, foram receitados e receberam alta. Hoje eles voltaram para fazer a revisão para avaliar a estrutura da córnea, se houve algum tipo de edema ou algum tipo de reação. Também temos muitos pacientes que já operaram um olho e estão aguardando para operar o outro olho", explicou.

A agricultora Maria dos Prazeres, de 42 anos, que esperava por uma cirurgia de retirada de mioma há seis anos, foi mais uma paciente atendida pela Maratona de Cirurgias que já conseguiu fazer sua operação. "Graças a Deus consegui fazer minha cirurgia nessa maratona, esperei seis anos por isso. Me operei ontem e estou bem, só esperando a hora de ir para casa. O atendimento e o acolhimento aqui no hospital foram maravilhosos, não tenho do que reclamar, só agradecer", salientou a paciente.


O diretor do Hospital Dr Clodolfo Rodrigues, José Vanderlei Ibing, destacou a importância da Maratona de Cirurgias para a população do Sertão alagoano. "Estamos atendendo uma grande demanda reprimida de cirurgias eletivas que foram ocasionadas principalmente por conta da pandemia da Covid-19 no nosso Estado. Só aqui no hospital já tivemos 120 cirurgias oftalmológicas e 40 gerais", salientou.

Outra paciente que também se operou pelo programa foi a dona de casa Maria Edvania, de 41 anos. Ela sofria há dois anos com uma hérnia umbilical. "Graças a Deus teve essa maratona de cirurgias que contemplou a população aqui de Santana do Ipanema. Eu já me operei e agora estou esperando minha alta para ir para casa. Fui muito bem atendida por todos aqui no hospital, só tenho a agradecer", disse Maria Edvania.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL