PREFEITURA SANTANA

Governo de Alagoas garante recursos para construção de sede própria do Ifal em Santana do Ipanema

Município recebeu ainda investimentos na área da infraestrutura com ações dos Programas Fortalece Alagoas e Melhorias Habitacionais

Por Carlos Victor Costa / Agência Alagoas em 29/06/2022 às 20:14:10
Marco Antônio/Agência Alagoas

Marco Antônio/Agência Alagoas

A educação segue entre as prioridades do Governo de Alagoas. Nesse sentido, o governador Paulo Dantas assinou, nesta quarta-feira (29), o convênio para repasse de recursos para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Santana do Ipanema. A concessão é de cerca de R$ 1,6 milhão para a construção da nova sede. O município também foi contemplado com o repasse do convênio para melhorias habitacionais e veículos do Fortalece Alagoas.

A Instituição, que hoje funciona em sede provisória, vai contar com 12 salas de aula, dois laboratórios de informática, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e laboratórios especiais. A nova sede vai atender 1200 alunos do município de Santana do Ipanema e 16 municípios vizinhos. Cerca de 50 empregos diretos e indiretos serão gerados na fase de construção do equipamento educacional e 100 empregos com ele construído.

A instalação do Ifal na região do médio sertão alagoano vai contemplar as potências da economia regional baseadas em matérias primas do campo. Deste modo, foi implantado o Curso de Técnico em Agropecuária, na forma Subsequente, com turmas divididas nos turnos matutino e vespertino e curso de forma Integrada, ensino médio com o profissionalizante. Também com atividades no Curso Técnico Integrado em Administração. A sede provisória do Campus Santana do Ipanema atende a 577 alunos da cidade e municípios vizinhos. Com a construção da sede definitiva o Instituto ampliará a oferta de cursos e vagas.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, o governador Paulo Dantas, junto com a prefeita Christiane Bulhões e a secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Gevan, assinaram nesta quarta-feira (29) o repasse do convênio para melhorias habitacionais do município de Santana do Ipanema. O valor investido aproxima-se dos R$ 4 milhões. Todo recurso é oriundo do Tesouro Estadual.


O Governo de Alagoas contemplou também o município com um caminhão compactador e um caminhão-pipa, através do programa Fortalece Alagoas. "Temos o compromisso de auxiliar a gestão exitosa da prefeita Christiane e através do Fortalece a gente disponibiliza equipamentos para as prefeituras com o intuito da prestação dos melhores serviços e também para que a gestão municipal economize recursos para investir em outras áreas fundamentais", afirmou."O Programa Melhorias Habitacionais também chegou em Santana e vai possibilitar que a prefeitura possa reformar a casa de mais de 300 pessoas. Beneficiando diretamente as famílias mais humildes do município", destacou o governador Paulo Dantas.

A prefeita Christiane ressaltou a importância da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. "Mais um dia histórico para Santana do Ipanema. É um governo que vem dando continuidade aos avanços do estado. Paulo Dantas foi prefeito e é sertanejo, ele sabe as necessidades do nosso povo e acredito que o desenvolvimento não é só para Santana, mas para todas as cidades vizinhas", elogiou.

Mutirão das Cirurgias

Ao lado da prefeita Christiane Bulhões, o governador Paulo Dantas visitou o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues para acompanhar o andamento da Maratona das Cirurgias no município. Até o momento, 1.850 pacientes passaram pela triagem. Desses, 592 estão com atendimento agendado, 120 já realizaram cirurgia ocular e 40 passaram por cirurgia geral.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL