PREFEITURA SANTANA

Terceiro dia de avaliação para a Maratona de Cirurgias em Maceió atrai mais de 300 pacientes

Após passar pelos municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, a ação chegou à capital alagoana na última segunda-feira (27) e vai até esta sexta (1º)

Por Eva Pimentel / Ascom Sesau em 30/06/2022 às 19:22:06
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

"Esperança" tem sido uma das palavras mais ouvidas pelos corredores do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), com a realização da terceira etapa da Maratona de Cirurgias. Isso porque, pacientes que há anos aguardavam por procedimentos como miomectomia (retirada de mioma), histerectomia (retirada do útero), postectomia (cirurgia de fimose), entre outros, finalmente conseguiram realizar exames, consultas e agendar, ainda para este ano, a data da sua cirurgia.

A ideia é atender a demanda reprimida por conta da pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos. Só nesta quarta-feira (29), 22 pacientes pediátricos saíram com suas cirurgias marcadas, entre eles a pequena Fernanda, que foi acompanhada pela mãe Ana Cláudia. "Eu cheguei a participar de outro mutirão de cirurgias, a gente fez todos os exames, mas veio a pandemia e parou tudo. Quando vi a maratona, já pensei: "Agora vai! Com fé em Deus!", passei pelo pediatra e já vou marcar a cirurgia dela", explicou Cláudia.

Aline dos Santos é mãe do Antoniel, que há três anos precisa de uma cirurgia para retirar fimose. Ela conta que a iniciativa veio em boa hora. "A expectativa está das melhores. Mesmo não sendo uma cirurgia de urgência, a gente sabe que com o desenvolvimento pode ter um risco lá na frente e fazer cirurgia é importante", conclui Aline.

O cirurgião pediátrico, Carlos Henrique, ressaltou que os relatos são bem parecidos e revelam a angústia dos pacientes. "Estamos recebendo demandas para cirurgias de hérnia, fimose e outros problemas, por exemplo. Cirurgias já esperadas e dentro da rotina ambulatorial. Ouvi muitos relatos de que esses pacientes estão aguardando pelos procedimentos há anos e, finalmente, sairão daqui com suas cirurgias agendadas", pontuou.

No setor ginecológico quatro especialistas realizaram os atendimentos simultaneamente para acelerar o fluxo de exames (citologia, laboratorial e ultrassom) e, consequentemente, o agendamento das cirurgias. Dona Cleonilda dos Santos tem 44 anos e conseguiu marcar para agosto o procedimento para retirada de um mioma e se livrar dos sintomas que recentemente começaram a aparecer. "Os sintomas pioraram. Estou com muita cólica e sangramento, minha barriga parece de uma grávida. Quero me livrar desse mal estar. E graças a Deus, agora tenho a certeza que vai.", comemorou.

Maratona de Cirurgias

Após passar pelos municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, a ação chegou a capital alagoana na última segunda-feira (27) e vai até esta sexta (1º), com atendimentos para especialidades Urologia, Pediatria, Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Cirurgia Geral. A expectativa é que mais de dois mil atendimentos sejam realizados durante os cinco dias da etapa realizada no Hospital Metropolitano de Alagoas.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL