PREFEITURA SANTANA

CPI do acidente da Chapecoense aprova relatório final

O texto traz sete diretrizes a serem cumpridas, incluindo o acesso das famĂ­lias das vĂ­timas ao Fundo de AssistĂȘncia HumanitĂĄria

Por Redação em 12/07/2022 às 12:54:02

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o acidente de avião envolvendo o time de futebol da Chapecoense encerrou hoje (11) suas atividades. Na sua Ășltima reunião, o colegiado aprovou o relatório final do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). O texto traz sete diretrizes a serem cumpridas, incluindo o acesso das famĂ­lias das vĂ­timas ao Fundo de AssistĂȘncia HumanitĂĄria.

Esse fundo foi criado pela seguradora Tokio Marine para indenizar os parentes das vĂ­timas do acidente. Ao longo dos trabalhos da comissão, esse fundo foi ampliado de U$ 15 milhões para US$ 25 milhões.

Segundo Izalci, as negociações com a Tokio Marine permitiu que as famĂ­lias interessadas em formalizar acordo para receber recursos do Fundo de AssistĂȘncia HumanitĂĄria também pudessem continuar com suas ações judiciais "em desfavor de outras empresas eventualmente responsabilizadas pelo seguro, como a corretora Aon".

O senador informou que os valores jĂĄ recebidos pelas 24 famĂ­lias que haviam decidido assinar o acordo com a Tokio Marine no passado terão a diferença atualizada, levando em consideração o novo valor do fundo, de US$ 25 milhões.

"As 24 famĂ­lias que jĂĄ receberam US$ 225 mil também receberiam, cada uma, um adicional de mais US$ 142 mil. JĂĄ as 44 famĂ­lias que ainda não aderiram ao acordo teriam a possibilidade de receber, então, US$ 367 mil", disse Izalci.

Além da indenização das famĂ­lias das vĂ­timas, o relatório final traz entre as chamadas "evidentes necessidades" a serem atendidas, o aperfeiçoamento de normas e protocolos operacionais das competições esportivas, visto que a LaMia, mesmo com problemas financeiros e de segurança, transportou diversas equipes de futebol "sem qualquer tipo de crivo das entidades responsĂĄveis pelos campeonatos".

O texto também pede o aperfeiçoamento da legislação relativa ao tema investigado pela CPI. O relatório menciona quatro projetos de lei, um que prevĂȘ a alteração das normas de seguros privados no Código Civil e trĂȘs que preveem a alteração do Código Brasileiro de AeronĂĄutica para reforçar a responsabilização de seguradoras e transportadoras.

A comissão foi instalada em dezembro de 2019, mas ficou paralisada por dois anos devido à pandemia. Na queda do voo da Chapecoense, em novembro de 2016, na Colômbia, morreram 71 pessoas entre tripulantes, jogadores e comissão técnica do clube catarinense e jornalistas. A comitiva seguia para a disputa da final da Copa Sul-Americana, na cidade colombiana de MedellĂ­n.

A disputa judicial pelo pagamento de indenizações arrasta-se hĂĄ seis anos. As famĂ­lias culpam tanto o clube quanto as empresas seguradoras pelo fracasso nas negociações. A Chapecoense alega dificuldades financeiras, em parte provocadas pelo desastre aéreo. No fim do ano passado, o clube entrou com pedido de recuperação judicial – regime em que o pagamento de dĂ­vidas é suspenso para impedir a entidade de fechar as portas.

* Com informações da AgĂȘncia Senado

Fonte: AgĂȘncia Brasil

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