PREFEITURA SANTANA

São Paulo lança plano de enfrentamento à varĂ­ola dos macacos

Os hospitais de referĂȘncia darão retaguarda para os casos mais graves com necessidade de internação de pacientes e leitos de isolamento ou Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

Por Redação em 04/08/2022 às 20:48:25

O governo de São Paulo anunciou hoje (4) o lançamento de um plano de enfrentamento à varĂ­ola dos macacos. Por meio da chamada Rede EmĂ­lio Ribas de Combate à Monkeypox serão disponibilizados 93 hospitais e maternidades, protocolos de diagnóstico e assistĂȘncia, rede credenciada de laboratórios para testagem e vigilĂąncia genômica, serviço de orientação por telefone 24h para profissionais de saĂșde, intensificação de ações de capacitação e a criação do Centro de Controle e Integração formado por 24 especialistas.

Os hospitais de referĂȘncia darão retaguarda para os casos mais graves com necessidade de internação de pacientes e leitos de isolamento ou Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além do Instituto de Infectologia EmĂ­lio Ribas, maior centro de tratamento de doenças infectocontagiosas da América Latina, com unidades na capital paulista e no GuarujĂĄ, serão referĂȘncia no atendimento os hospitais universitĂĄrios, como o Hospital das ClĂ­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Hospital das ClĂ­nicas de Ribeirão Preto, e os hospitais gerais próprios do estado.

Para as gestantes diagnosticadas com a varĂ­ola dos macacos haverĂĄ um protocolo especial, garantindo a elas o acompanhamento pelos municĂ­pios e a indicação para o parto em uma unidade de saĂșde de alto risco. Todas as maternidades deste tipo no estado serão referĂȘncia para os casos da doença. Nesses casos, o pré-natal serĂĄ de alto risco e o parto terĂĄ indicação de cesĂĄrea.

"O objetivo central é somar esforços e integrar as instituições e centros de excelĂȘncia para promover ações estratégicas de prevenção e cuidado, levando em consideração o aprendizado diante dos Ășltimos enfrentamentos de endemias e pandemias. O Estado de São Paulo estĂĄ preparado para responder de maneira ĂĄgil a esse novo desafio", disse o secretĂĄrio de CiĂȘncia, Pesquisa e Desenvolvimento em SaĂșde, David Uip.

A rede envolve ainda a vigilĂąncia laboratorial e genômica do vĂ­rus por laboratórios pĂșblicos e privados, sob o comando do Centro de VigilĂąncia Epidemiológica (CVE) e do Instituto Adolfo Lutz e credenciarĂĄ outros laboratórios do estado para a realização de exames de PCR em tempo real e RT-PCR para detecção do DNA do vĂ­rus.

Como forma de assessorar as ações do governo estadual foi criado um grupo formado por 24 especialistas de diferentes instituições, entre cientistas, epidemiologistas, virologistas, infectologistas e professores universitĂĄrios, denominado Centro de Controle e Integração (CCI). A missão é a de estudar e projetar os cenĂĄrios epidemiológicos, propor medidas e identificar oportunidades para o desenvolvimento de vacinas e prospecção de tratamentos eficazes para combater a doença.

Educação

Também serão realizadas pela rede ações de comunicação educativa para a população de todo o Estado de São Paulo, com foco na prevenção e na identificação de sinais e sintomas sugestivos de varĂ­ola dos macacos.

"Este conjunto de ações desenvolvidas pelas equipes das duas Secretarias de Estado são fundamentais para o enfrentamento da doença em São Paulo. São diretrizes importantes e que auxiliam toda a rede de saĂșde e a população, evitando agravamentos pela doença e a ampliação da transmissão em SP", afirmou o secretĂĄrio de Estado da SaĂșde, Jean Gorinchteyn.

Segundo o governo estadual, até o momento hĂĄ 1.298 casos confirmados da doença em todo o estado, dos quais 1.058 estão na região metropolitana de São Paulo. Pelo menos cinco são crianças de até cinco anos de idade e duas grĂĄvidas. Todos estão isolados, bem e sendo monitorados.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL