PREFEITURA SANTANA

Colesterol alto Ă© fator de risco para doenças cardiovasculares

Cerca de 40% da população brasileira tĂȘm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Por Redação em 08/08/2022 às 13:20:09

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado hoje (8), que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Cerca de 40% da população brasileira tĂȘm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Em entrevista à AgĂȘncia Brasil, Kendler, endocrinologista e professor do Instituto de Educação Médica (Idomed) da Universidade EstĂĄcio de SĂĄ, explicou que o colesterol é um tipo de gordura produzida tanto pelo próprio organismo quanto pela ingestão de alimentos.

"Essa gordura é importante para a fabricação de hormônios, para a constituição de membranas celulares. Ela tem vĂĄrias funções que são super importantes". JĂĄ o excesso de colesterol, entretanto, principalmente do chamado colesterol LDL, ou colesterol ruim, é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. O "colesterol bom" é conhecido como HDL.

Segundo o endocrinologista, o excesso de colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, fazendo com que elas fiquem obstruĂ­das e o sangue pare de chegar ao coração; no caso das artérias cerebrais, pode ocorrer o AVC ou derrame cerebral.

Combate

Para combater o excesso de colesterol, Daniel Kendler destacou a necessidade de melhorar a saĂșde do indivĂ­duo como um todo. "Quando queremos melhorar o colesterol alto, logo pensamos nas medidas que evitam as doenças cardiovasculares: manter o peso adequado, fazer atividade fĂ­sica regular, não fumar, não ingerir bebida alcoólica em demasia. Tudo isso é importante para o indivĂ­duo que tem colesterol alto. Porque a doença cardiovascular tem vĂĄrios fatores de risco e temos que atacar todos eles".

Outro orientação Ăștil para a redução do colesterol alto é evitar o consumo de gorduras saturadas, principalmente gorduras de origem animal. "É o indicado para redução do colesterol", afirmou o médico. Ele admitiu que, em alguns momentos, dependendo dos nĂ­veis de gordura, hĂĄ necessidade do uso de medicamentos. "Mas vida saudĂĄvel todo mundo pode e deve ter, independentemente de ir ao médico".

A realização de exame de sangue anual para medir o colesterol é importante, lembrou o presidente da SBD-RJ. Isso se explica porque o colesterol alto não apresenta sintoma nenhum. A orientação é que, a partir de 40 anos de idade, ou antes, se a pessoa tiver outros fatores de risco, como obesidade, diabetes, história familiar, pressão alta, deve fazer, além da consulta, exame laboratorial para avaliar os nĂ­veis de colesterol.

Recomendação

Kendler ressaltou que não existe receita mĂĄgica, porque cada indivĂ­duo é diferente. Mas a recomendação geral para evitar o colesterol alto é "não fume, beba com moderação, faça atividade fĂ­sica regular e tenha uma alimentação balanceada em relação à proteĂ­na animal, com pouca gordura saturada, muita fibra, vegetais, frutas". Acrescentou que a proteĂ­na animal, com muita gordura, tende a aumentar o colesterol.

O especialista destacou que anualmente, no Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos registrados. Observou ainda que a hereditariedade também pode determinar o colesterol alto, mesmo em indivĂ­duos que tenham hĂĄbitos saudĂĄveis. É a chamada hipercolesterolemia familiar, comentou.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL