PREFEITURA SANTANA

Sebrae promove capacitação sobre manejo e melhoramento genético em Poço das Trincheiras

O Dia de Campo será gratuito e reunirá produtores de leite, principalmente os da agricultura familiar

Por Assessoria em 11/08/2022 às 17:50:54

Com a missão de difundir tecnologias e métodos de gestão que contribuam para tornar a produção de leite mais eficiente, o Sebrae Alagoas realiza, no próximo dia 23, a partir das 8h30, o Dia de Campo em Poço das Trincheiras, na Fazenda São Pedro, localizada no sítio Patos. O evento é gratuito e reunirá produtores de leite, principalmente da agricultura familiar, que buscam formas de tornar seus empreendimentos ainda mais competitivos.

A programação do Dia de Campo terá início com a visita à primeira estação, quando terá o depoimento do produtor e analisar os indicadores técnicos da propriedade. Às 10h30, os participantes visitarão a segunda estação na propriedade, onde acompanharão a palestra sobre a importância do manejo e dos controles no melhoramento genético dos animais. Às 11h30, na terceira estação, será ministrada a palestra sobre as estratégias adotadas para a produção de forragem na fazenda.

As apresentações serão feitas por consultores credenciados do Sebrae Alagoas, da empresa Pecuária Intensiva, entre eles Ademilson Neris dos Santos e Ideginaldo Rogério da Costa Correia.

De acordo com o analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, iniciativas que apoiam a produção de leite como o dia de campo são cada vez mais necessárias, dadas as transformações que a pecuária de leite vem passando nos últimos anos. Segundo ele, cerca de 70% do aumento de produção que vem ocorrendo na agricultura e na pecuária se dá pela adoção de novas tecnologias.

"Houve aumento da concorrência em toda a cadeia láctea; houve queda no preço do leite; exigência por melhor qualidade do leite e redução nas margens de lucro. Nesse cenário, o produtor precisa conhecer e controlar os custos de produção, além de se tornar cada vez mais eficiente em todo o processo produtivo. Em síntese, o produtor de leite precisa produzir mais leite, com mais qualidade e com custo menores", afirma Marcos Fontes.

"Esse dia de campo será uma oportunidade para mostrar algumas técnicas de gestão de propriedades leiteiras, de melhoramento genético dos animais e de produção de forragem que podem contribuir para o produtor se tornar mais eficiente e capaz de produzir mais leite, com mais qualidade e com um menor custo de produção", conclui o analista do Sebrae.

As inscrições para o Dia de Campo no município de Poço das Trincheiras são gratuitas e podem ser feitas no local ou por meio deste link: https://bit.ly/DiadeCampoSEBRAEAL.

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL