PREFEITURA SANTANA

Ação em São Paulo vai monitorar casos de violĂȘncia polĂ­tica na eleição

Iniciativa busca tambĂ©m coibir disseminação de fake news

Por Redação em 16/09/2022 às 20:27:09

Órgãos pĂșblicos ligados à defesa dos direitos humanos firmaram termo de compromisso para coibir a violĂȘncia polĂ­tica e a disseminação de fake news (notĂ­cias falsas no estado de São Paulo nas eleições deste ano. A iniciativa partiu do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe), que receberĂĄ as denĂșncias, e reĂșne o Ministério PĂșblico de São Paulo (MPSP), as defensorias pĂșblicas do estado e da União e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB/SP).

Uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança PĂșblica e pela Rede de Ação PolĂ­tica pela Sustentabilidade (Raps), realizada pelo Instituto Datafolha, mostra que 67% das pessoas tĂȘm medo de ser agredidas fisicamente pela sua escolha polĂ­tica ou partidĂĄria.

Um dos casos mais recentes ocorreu na semana passada, quando Benedito Cardoso dos Santos, apoiador do ex-presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva, foi morto a facadas por Rafael Silva de Oliveira, partidĂĄrio da campanha do presidente Jair Bolsonaro à reeleição, em uma discussão polĂ­tica, conforme o boletim de ocorrĂȘncia.

Segundo os signatĂĄrios da iniciativa, o objetivo da proposta é preservar a "lisura das eleições e a defesa da democracia". As entidades destacam ainda que a união é inédita e pretende agilizar a apuração de atos que atentem contra o processo eleitoral, possibilitando a responsabilização de seus autores e desestimulando atos violadores de direitos polĂ­ticos e disseminação de fake news. As denĂșncias vão ser recebidas pelo e-mail [email protected].

O conselho encaminharĂĄ, em até 24 horas, os casos para o Ministério PĂșblico de São Paulo, ou a Defensoria PĂșblica da União, dependendo da competĂȘncia da Justiça para investigar. A expectativa é que, com a assinatura do termo, as investigações sejam iniciadas em um prazo de 48 horas.

Edição: NĂĄdia Franco

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL