PREFEITURA SANTANA

Governador do DF fala em acelerar desmobilização de acampamentos em QG

Nenho (agora somos ex )

Por Redação em 27/12/2022 às 14:15:34

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse hoje (27) que a Secretaria de Segurança PĂșblica negocia com o Exército para acelerar a desmobilização de acampamentos instalados em frente ao Quartel-General em BrasĂ­lia.

Segundo ele, cerca de 40 barracas jĂĄ foram retiradas e a expectativa do governo é que, até o próximo domingo (1Âș), dia da posse presidencial, haja uma redução na quantidade de manifestantes que rejeitam os resultados das eleições de outubro e permanecem no local. "A gente espera que essa desmobilização ocorra de forma natural."

Em coletiva de imprensa no PalĂĄcio do Buriti, o chefe do Executivo local destacou que todo o efetivo da PolĂ­cia Militar do Distrito Federal estarĂĄ em condições para atuar na cerimônia de posse do presidente eleito Luiz InĂĄcio Lula da Silva. HaverĂĄ ainda apoio por parte da polĂ­cia civil de forma infiltrada, sobretudo, segundo ele, devido aos "Ășltimos acontecimentos", ao se referir à tentativa de explosão de uma bomba no Aeroporto Internacional de BrasĂ­lia no Ășltimo sĂĄbado (24), véspera de Natal.

O futuro ministro da Defesa, José MĂșcio Monteiro e da Justiça, Flavio Dino, falam à imprensa após reunião com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha

O futuro ministro da Defesa, José MĂșcio Monteiro, participou de encontro no PalĂĄcio do Buriti - José Cruz/AgĂȘncia Brasil

O futuro ministro da Justiça e Segurança PĂșblica, FlĂĄvio Dino, participou da reunião com o governador do Distrito Federal acompanhado do também futuro ministro da Defesa, José MĂșcio, e comemorou o resultado do encontro. "Obtivemos esse compromisso no sentido de que haverĂĄ uma mobilização integral, de 100% do efetivo da polĂ­cia militar, da polĂ­cia civil e do corpo de bombeiros para garantir segurança não só ao presidente da RepĂșblica e às delegações estrangeiras, mas às pessoas que vão participar do evento".

Segundo Dino, não hĂĄ, até o presente momento, nenhum tipo de alteração no roteiro da cerimônia de posse presidencial. "EstĂĄ mantido o roteiro desde a catedral", disse, ponderando que todo planejamento para grandes eventos, como é o caso da cerimônia de posse, envolve alternativas e funciona de forma dinâmica. Questionado se Lula vai desfilar em carro aberto, por exemplo, ele frisou que a decisão serĂĄ tomada somente no dia 1Âș e que, além da segurança, deve considerar outros fatores como a situação climĂĄtica na capital federal.

"Temos um grande sistema de inteligĂȘncia voltado para grandes eventos. Para todos aqueles que estiverem pensando em algo parecido [com o que ocorreu no Ășltimo sĂĄbado], podem ter certeza de que serão repreendidos", reforçou Ibaneis. "Todas as pessoas que virão para a posse participarão de um evento em paz e retornarão para os seus lares em paz. Não serão pequenos grupos terroristas e extremistas que vão emparedar as instituições da democracia brasileira", completou Dino.

Edição: Maria Claudia

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL