PREFEITURA SANTANA

Seduc orienta sobre emissão de certificado do aprovados no Encceja

Alunos que obtiveram a pontuação mĂ­nima exigida na prova pode dar entrada na certificação de conclusão do ensino fundamental ou mĂ©dio via e-mail ou presencialmente nas GerĂȘncias Regionais de Ensino

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc em 30/12/2022 às 20:17:16
Valdir Rocha

Valdir Rocha

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou no DiĂĄrio Oficial do Estado (DOE) da dessa quinta-feira (29) uma portaria com as orientações para solicitação de emissão de certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio para os alagoanos que conseguiram aprovação no Exame Nacional para Certificação de CompetĂȘncias de Jovens e Adultos (Encceja). O procedimento pode ser feito online ou presencialmente nas GerĂȘncias Regionais de Educação (Geres).

A Seduc é a instituição autorizada para a emissão dos certificados em Alagoas e, para solicitar o documento, é necessĂĄrio que o candidato tenha pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das quatro provas das ĂĄreas de conhecimento (Linguagens, MatemĂĄtica, CiĂȘncias da Natureza e CiĂȘncias Humanas) e nota igual ou superior a cinco pontos na redação em uma edição do exame. Se não conseguir a pontuação exigida para a certificação, o candidato também pode pedir a Declaração Parcial de ProficiĂȘncia.

Tanto na solicitação online quanto na presencial, o candidato deve apresentar a seguinte documentação: boletim de desempenho individual no Encceja e cópias do CPF e de um documento de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho ou de Habilitação) em formato legível. Os aprovados no Encceja Fundamental precisam ter idade mínima de 15 anos completos na data da prova, enquanto, para o Encceja Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos completos no dia de realização do exame.

Após dar entrada na emissão do certificado, o prazo para a retirada do certificado é de 45 dias.

Onde solicitar

Para pedir a emissão de conclusão do ensino fundamental ou médio ou a Declaração Parcial de ProficiĂȘncia, o candidato deve enviar mensagem para os e-mails ou comparecer presencialmente aos endereços abaixo. No caso da Seduc e da 5ÂȘ Gere, em Arapiraca, a solicitação de certificação deve ser feita apenas por e-mail:

Seduc - [email protected];

2ÂȘ Gere - São Miguel dos Campos - Rua Barão de JequiĂĄ, nÂș 94 Centro - ou [email protected]

3ÂȘGere - Palmeira dos Índios - Rua Manoel Orígenes, nÂș 90 Centro - ou [email protected]

4ÂȘ Gere - Viçosa - Rua Clodoaldo da Fonseca, s/n Centro- ou [email protected]

5ÂȘ Gere - [email protected]

6ÂȘ Gere - Santana do Ipanema - Av. Dr. OtĂĄvio Cabral, 633 Monumento- ou [email protected]/[email protected]

7ÂȘ Gere - União dos Palmares - Av. Monsenhor C. Duarte, nÂș 489 - Centro ou [email protected]

8ÂȘ Gere - Pão de Açúcar - Av. Maestro Monoelito Bezerra Lima, 803 Centro- ou [email protected]

9ÂȘ Gere - Penedo - Pç. Clementino do Monte, 379 Centro- ou [email protected]

10ÂȘ Gere - Porto Calvo - Rua Guedes de Miranda, s/n Centro - ou [email protected]

11ÂȘ Gere - Piranhas - Rua Palmares, 5, Vila Sergipe / Xingó, Centro - ou [email protected]

12ÂȘ Gere - Rio Largo - Av. Getúlio Vargas, nÂș 140 Centro - ou [email protected]

Passados os 45 dias da solicitação, o candidato deve ir aos endereços acima para buscar os certificados. Em Maceió e Arapiraca, os aprovados devem se dirigir, respectivamente, 1Âș andar do Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, nÂș 679, Farol, e à sede da 5ÂȘ Gere, que fica na Rua Antônio Marroquim, s/n, no bairro Baixão, em Arapiraca.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

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