PREFEITURA SANTANA

Alagoas bate recorde na emissão de carteiras de identidade em 2022

Em dois anos, o Instituto de Identificação aumentou a capacidade de atendimento em mais de 100%

Por Aarão José / Ascom Polícia Científica em 02/01/2023 às 22:03:00
Ascom Polícia Científica

Ascom Polícia Científica

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto de Identificação de Alagoas bateu recorde na emissão da carteira de identidade, principal documento do brasileiro. O balanço final, concluĂ­do na manhã desta segunda-feira (2), apontou que, em 2022, o órgão aumentou em 16,77% a capacidade de produção e entrega do RG à população alagoana.

O NĂșcleo de EstatĂ­stica da PolĂ­cia CientĂ­fica do Estado de Alagoas divulgou que foram registrados nos 12 meses do ano 275.490 novos documentos impressos. Comparado ao ano de 2021, quando foram emitidos 137.169 Rgs, o aumento é ainda mais surpreendente, atingindo a marca de 100,84%.

Desse total de documentos emitidos em todo o ano passado, 103.450 foram primeiras vias, totalmente gratuitas, um acréscimo de 37,1%. Com relação às segundas vias, os 43 postos de Identificação emitiram, juntos, 172.040 documentos, um aumento de 6,92% em relação a 2021.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anizio Amorim, explicou que um dos motivos do aumento da capacidade de atendimento à população foi a ampliação da rede de postos do Instituto. Só em 2022 foram inauguradas novas unidades nos municĂ­pios de Atalaia e Cajueiro, inauguração da Casa de Direitos em Arapiraca, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Major Isidoro, Maragogi, Rio Largo, Piaçabuçu e Taquarana e ampliação da Casa de Direito de Maceió.

Além da ampliação da rede de postos, o superintende destacou a criação e realização de ações itinerantes durante todo o ano de 2022. VĂĄrios municĂ­pios foram beneficiados com os projetos itinerantes RG na Mão, Meu Primeiro RG, RG para Povos Tradicionais (indĂ­genas e quilombolas) e Governo Presente, que contribuĂ­ram para descentralizar o serviço de atendimento aos alagoanos.

"Em 2022 buscamos reestruturar a rede de postos e desenvolver projetos que aproximem a população dos serviços oferecidos pelo Instituto, garantindo maior agilidade e conforto às pessoas que procuram nossas unidades. Desta forma, estamos garantindo ao cidadão um atendimento de qualidade para obter seu documento", disse o superintendente.

Novo modelo

Uma novidade para 2023 serĂĄ a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que serĂĄ emitida em um modelo Ășnico e com validade em todo o território nacional. A PolĂ­cia CientĂ­fica de Alagoas, por meio da SuperintendĂȘncia do Instituto de Identificação, jĂĄ estĂĄ em tratativas com o Governo Federal para começar a emitir o novo modelo até março deste ano.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL