PREFEITURA SANTANA

Fiocruz: InfoGripe apresenta queda lenta de SRAG em adultos

Boletim mostra diminuição de covid-19 no Rio de Janeiro e em São Paulo

Por Redação em 05/01/2023 às 21:12:08

Os casos de SĂ­ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre adultos estão com tendĂȘncia lenta de queda, segundo o Boletim InfoGripe divulgado hoje (5) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o levantamento, o motivo é a diminuição de agravamentos da covid-19 nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Nas outras unidades da federação, a Fiocruz aponta para a interrupção da tendĂȘncia de crescimento, mas ainda hĂĄ 11 estados com aumento nas Ășltimas seis semanas.

O pesquisador Marcelo Gomes ressalta que os eventuais impactos das celebrações de final de ano ainda não podem ser observados nesse boletim, que incluiu dados processados até o dia 2 de janeiro, referentes à Ășltima semana epidemiológica de 2022.

"Caso as exposições das festas realmente gerem impacto, ele só poderĂĄ ser observado nos casos associados a internações a partir da próxima semana."

Segundo o boletim, nas Ășltimas quatro semanas epidemiológicas, as internações por infecção pelo vĂ­rus Sars-CoV-2, causador da covid-19, ainda respondem por 78,3% dos casos. Entre os resultados positivos para vĂ­rus respiratórios, 1,2% foram de influenza A, 0,1% são de influenza B e 11,1% foram causados pelo vĂ­rus sincicial respiratório (VSR). Entre os óbitos 96,1% são por Sars-CoV-2.

Na faixa etĂĄria de 0 a 4 anos, o VSR mantém a prevalĂȘncia, principalmente em São Paulo, Distrito Federal e nos trĂȘs estados da região Sul. O InfoGripe detectou aumento também entre as crianças do EspĂ­rito Santo, Minas Gerais e de Roraima.

Estados e capitais

Entre as 27 unidades federativas, 11 tiveram crescimento moderado de casos da sĂ­ndrome na tendĂȘncia de longo prazo, que analisa as Ășltimas seis semanas, principalmente na faixa acima de 60 anos, associados à covid-19.

São eles: o Acre, Distrito Federal, EspĂ­rito Santo, GoiĂĄs, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, PiauĂ­, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Das capitais, apenas seis apresentam crescimento moderado na mesma anĂĄlise: Boa Vista (RR), Goiânia (GO), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE) e Rio Branco (AC).

Edição: Maria Claudia


Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL