PREFEITURA SANTANA

CĂĄrmen LĂșcia envia processos de Bolsonaro para Justiça do DF

Ex-presidente não detĂ©m mais foro privilegiado, diz ministra

Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 10/02/2023 às 21:22:57
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), CĂĄrmen LĂșcia, enviou cinco processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro para o Tribunal Regional Federal da 1ÂȘ Região, no Distrito Federal.

As ações, apresentadas por parlamentares e entidade da sociedade civil, pedem a investigação do ex-presidente por declarações de ameaça ao Poder JudiciĂĄrio e de promoção de uma ruptura institucional no paĂ­s durante as comemorações do 7 de setembro em 2021.

Na decisão, CĂĄrmen LĂșcia argumenta que Jair Bolsonaro não foi reeleito presidente da RepĂșblica e não detém mais foro privilegiado por estar sem mandato. Desta forma, não é mais competĂȘncia do STF julgar os pedidos.

"Pelo exposto, considerando a perda superveniente do foro por prerrogativa de função do requerido, reconheço a incompetĂȘncia deste Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a presente Petição e determino seja a presente Petição remetida, com o resguardo e cautelas devidos, ao Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ÂȘ Região, para que seja distribuĂ­da ao juĂ­zo competente na Seção JudiciĂĄria do Distrito Federal, sem prejuĂ­zo do reexame da competĂȘncia pelo destinatĂĄrio, para adoção das providĂȘncias necessĂĄrias, na forma da legislação vigente", diz a ministra na decisão.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL