PREFEITURA SANTANA

CGU retira sigilo de processo que envolve Eduardo Pazuello

Conduta de general foi alvo de investigação disciplinar em 2021

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 18/02/2023 às 20:54:29
© Iano Andrade/Portal Brasil

© Iano Andrade/Portal Brasil


A Controladoria-Geral da União (CGU) deu prazo de 10 dias para que o Comando do Exército libere acesso ao inteiro teor dos documentos que tratam do processo disciplinar que envolveu o ex-ministro da SaĂșde e general Eduardo Pazuello. Em 2021, jĂĄ fora do cargo de ministro, mas ainda general da ativa, Pazuello participou de um ato polĂ­tico ao lado do então presidente Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, onde subiu no palanque do mandatĂĄrio.

Na época, o paĂ­s vivia ainda um dos piores momentos da pandemia de covid-19. O código de conduta militar, impede a participação de militares da ativa em atos de carĂĄter polĂ­tico-partidĂĄrio sem autorização do Comando.

O caso acabou ensejando a abertura de um processo administrativo contra Pazuello, que acabou sendo absolvido de infração disciplinar. Os autos desse processo, mesmo encerrado, acabaram sendo classificados com sigilo de 100 anos. Desde então, o Exército vinha se negando, em pedidos de acesso, como base na Lei de Acesso à Informação (LAI), a liberar esse conteĂșdo.

De acordo com parecer da CGU, como a transparĂȘncia é regra e o processo em questão jĂĄ foi encerrado, os autos deveriam ser tornados pĂșblicos. Como a Controladoria é órgão revisor sobre classificações de transparĂȘncia de documentos pĂșblicos, a decisão agora deverĂĄ ser cumprida pelo Exército, ressalvado o tarjamento de informações pessoais e dados biogrĂĄficos de Pazuello, que são protegidos de exposição.

Edição: FĂĄbio Massalli

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL