PREFEITURA SANTANA

Patriota expulsa vereador que defendeu que vinĂ­colas não contratassem baianos

Sandro Fantinel culpou as vĂ­timas por situação anĂĄloga à escravidão e defendeu utilização de argentinos na lavoura

Por O Tempo Brasília em 01/03/2023 às 20:44:40
Foto: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul/YouTube/Reprodução

Foto: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul/YouTube/Reprodução

O vereador Sandro Fantinel, de Caixas do Sul, na Serra GaĂșcha, que defendeu que vinĂ­colas da região não contratem baianos, foi expulso do Patriotas. A decisão do partido vem após forte repercussão das falas do parlamentar, que repercutia o resgate de empregados em situação de escravidão na cidade vizinha de Bento Gonçalves, culpando as vĂ­timas.

Segundo a sigla, o pronunciamento de Fantinel foi "desrespeitoso e inaceitĂĄvel" e que traz "grave desrespeito a princĂ­pios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem e ao trabalho".

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), Sandro Fantinel atacou os cidadãos baianos após a operação que resgatou 208 trabalhadores. Por fim, aconselhou produtores da região a não contratar trabalhadores vindos da Bahia e, em vez disso, buscar mão de obra de argentinos. "São limpos", justificou o parlamentar, em sessão na Ășltima terça-feira (27).

No entanto, argentinos também foram vĂ­timas nas lavouras do Rio Grande do Sul. Quatro deles foram resgatados em junho do ano passado em condições anĂĄlogas às de escravo no municĂ­pio de Putinga.

Fonte: O Tempo

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL