PREFEITURA SANTANA

Inep muda para o dia 24 divulgação do resultado do Revalida 2022/2

Segunda etapa do exame foi aplicada em dezembro do ano passado

Por Agência Brasil* - Brasília em 16/03/2023 às 19:38:42
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O resultado definitivo da prova de habilidades clĂ­nicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 previsto para esta quinta-feira (16) foi adiado para o dia 24 de março, informou hoje (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep).

O Inep explicou que a mudança no cronograma visa contemplar ajustes no padrão esperado de procedimentos (PEP) definitivo, que serĂĄ disponibilizado na mesma data. A nova data foi publicada no DiĂĄrio Oficial da União (DOU).

Com a alteração, o perĂ­odo de indicação da universidade pĂșblica revalidadora do diploma, anteriormente prevista para iniciar nesta sexta-feira (17) passa a ser a partir de 27 de março. O Inep aplicou a segunda etapa do exame nos dias 3 e 4 de dezembro do ano passado.

Habilidades clĂ­nicas

A prova de habilidade clĂ­nicas foi estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas especĂ­ficas das ĂĄreas determinadas, podendo incluir investigação de história clĂ­nica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos.

Revalida

O exame é composto por duas etapas (teórica e prĂĄtica), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes ĂĄreas da medicina: clĂ­nica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrĂ­cia, pediatria e medicina da famĂ­lia e comunidade (saĂșde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, competĂȘncias e os conhecimentos necessĂĄrios para o exercĂ­cio profissional adequado aos princĂ­pios e necessidades do Sistema Único de SaĂșde (SUS).

As referĂȘncias são os atendimentos no contexto de atenção primĂĄria, ambulatorial, hospitalar, de urgĂȘncia, de emergĂȘncia e comunitĂĄria, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.

Com informações do Inep*

Edição: Maria Claudia

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL