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Samu recebe 46 acadĂȘmicos de Medicina do Cesmac para estĂĄgio

Durante 30 dias, os futuros mĂ©dicos terão aulas teóricas e prĂĄticas em atendimento de urgĂȘncia e emergĂȘncia prĂ©-hospitalar móvel

Por Arnaldo Santtos / Ascom Samu em 30/03/2023 às 18:50:06
 Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

Um dia após iniciar o estĂĄgio curricular em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para 51 acadĂȘmicos de Medicina da Universidade Estadual de CiĂȘncias da Saúde (Uncisal), o Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu) recebeu mais 46 futuros médicos, sendo desta vez oriundos do Centro UniversitĂĄrio Cesmac. Os estĂĄgios são realizados graças ao convĂȘnio celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e as duas instituições de ensino superior, totalizando assim 97 acadĂȘmicos.

O curso de APH estĂĄ sendo ministrado no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Maceió e contarĂĄ com 160 horas-aula. Ele faz parte da grade curricular obrigatória dos acadĂȘmicos que estão no 5Âș ou 6Âș ano de Medicina.

Durante um período de 30 dias todos os acadĂȘmicos terão aulas teóricas, prĂĄticas em atendimento de urgĂȘncia e emergĂȘncia pré-hospitalar móvel. Os futuros médicos também irão participar de plantões reais, seja na regulação médica (plantão interno) ou no atendimento às vítimas (atendimento externo).

De acordo com o supervisor do Samu Alagoas, médico Jhonat Thaylson da Silva, a instituição oportuniza aos estudante de Medicina aprenderem sobre atendimento pré-hospitalar móvel em urgĂȘncia e emergĂȘncia, qualificando este período de formação. "Nossos instrutores estão aptos para passarem as informações aos acadĂȘmicos, uma vez que o Samu de Alagoas é referĂȘncia no atendimento pré-hospitalar móvel no Nordeste", destacou o gestor.

Jhonat Thaylson da Silva salientou que todo o conteúdo do estĂĄgio terĂĄ como base principal a Portaria 2048/2002. Ela estabelece os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, as normas e critérios de funcionamento, classificação e cadastramento de serviços, além de envolver temas como a elaboração dos Planos Estaduais de Atendimento às UrgĂȘncias e EmergĂȘncias.

No primeiro dia do estĂĄgio, além de conteúdos técnicos em assistĂȘncia em saúde, os acadĂȘmicos também tiveram aulas sobre os procedimentos administrativos que deverão ser adotados durante todo processo do estĂĄgio. Foi repassado como devem ocorrer as trocas de plantão, quais os critérios para notas, frequĂȘncia e preenchimento de documentos, especialmente, os relatórios de plantões. A aula foi ministrada pela assessora administrativa do NEP, Jessyca Gomes.

Os acadĂȘmicos também tiveram aulas teóricas com as assistentes sociais Maria Liege Batista Araújo e Maria Goretti Bastos Silva, sobre a normatização do Sistema Único de Saúde (SUS), rede de urgĂȘncia e emergĂȘncia e sobre a rede de instituições que fazem parte da UrgĂȘncia e EmergĂȘncia, como o Hospital Geral do Estado (HGE), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), além do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), que são instituições que dão apoio ao Samu.


EstĂĄgio Importante

Para a acadĂȘmica de Medicina Thaysa Maria Tojal Matias, do 9Âș período de Medicina do Centro UniversitĂĄrio Cesmac, o curso introdutório sobre atendimento de urgĂȘncia e emergĂȘncia foi de extrema importância.

"Ele nos orientou a respeito das normas da instituição para nos guiar sobre os procedimentos que vamos realizar durante o estĂĄgio. Os temas abordados no treinamento são essenciais para a prĂĄtica da urgĂȘncia e emergĂȘncia e, sentir o acolhimento da equipe do Samu para conosco, serviu para nos acalmar frente a mais um desafio da nossa formação acadĂȘmica", destacou a estudante.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

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