PREFEITURA SANTANA

Semarh emite alerta de intensificação de chuvas até esta quinta

Aviso meteorológico pode se estender até esta quinta (1º), causando acumulados significativos em pontos isolados

Por Regina Carvalho em 31/05/2023 às 17:38:43
Foto: André Henrique - Santana do Ipanema - AL

Foto: André Henrique - Santana do Ipanema - AL

Há possibilidade da intensificação das chuvas no Litoral alagoano, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco até esta quinta-feira (1º). É o que aponta o aviso meteorológico da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh [Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas].

Em relação aos riscos, a Semarh ressalta a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo a Região Metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

De acordo com informações do aviso meteorológico, "a atuação de um cavado em baixos e médios níveis da atmosfera, associado ao escoamento de sudeste está favorável à formação de áreas de instabilidade na faixa leste da Região Nordeste, principalmente entre o litoral de Pernambuco e Sergipe nas próximas 24 horas."

Alerta

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuva para 78 cidades de Alagoas. São avisos meteorológicos nas cores amarela (de menor grau de severidade) e laranja (de maior grau de severidade), válidos até as 10h de quinta-feira (1º).

O alerta amarelo foi emitido para 65 cidades do Leste, Agreste e Sertão alagoano. A previsão é de chuva entre 20 mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há risco, ainda que baixo, de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Já o alerta laranja foi emitido para 31 cidades do Leste de Alagoas. Nesses locais, previsão é de chuva entre 30 mm/h a 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

Fonte: Gazetaweb

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL