PREFEITURA SANTANA

Unidade da Casa da Mulher Brasileira Ă© inaugurada em Ceilândia (DF)

Foi inaugurada hoje (20) a Casa da Mulher Brasileira em Ceilândia, maior região administrativa do Distrito Federal (DF), a cerca de 40 quilômetros do centro de BrasĂ­lia. A Casa Ă© um equipamento pĂșblico com serviços de orientação e acolhimento de mulheres em situação de violĂȘncia

Por Redação em 20/04/2021 às 19:59:33

Foi inaugurada hoje (20) a Casa da Mulher Brasileira em Ceilândia, maior região administrativa do Distrito Federal (DF), a cerca de 40 quilômetros do centro de BrasĂ­lia. A Casa é um equipamento pĂșblico com serviços de orientação e acolhimento de mulheres em situação de violĂȘncia.

A unidade é a sétima do projeto. JĂĄ foram instaladas casas semelhantes nos municĂ­pios de Campo Grande, Curitiba, São LuĂ­s, Fortaleza, Boa Vista e São Paulo.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Mulher, FamĂ­lia e Direitos Humanos (MMFDH), a Secretaria de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal o Tribunal de Justiça do DF (TJDF), o Ministério PĂșblico do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Defensoria PĂșblica do DF (DPDF).

De acordo com o MMFDH, a Casa reĂșne diversos profissionais para oferecer um atendimento humanizado e integrado a mulheres que foram vĂ­timas de violĂȘncia. Isso inclui ações de saĂșde, de Justiça e da rede de assistĂȘncia social.

A mulher que for ao local vai passar por um processo de triagem, terĂĄ apoio psicossocial e poderĂĄ recorrer, se necessĂĄrio, à Defensoria PĂșblica ou ao Ministério PĂșblico para exigir seus direitos ou buscar responsabilização do autor das prĂĄticas violentas.

Os serviços não estarão todos disponĂ­veis de imediato, serão disponibilizados por etapas. Na primeira, serão oferecidas as ações de acolhimento e triagem. Posteriormente, serão instalados os espaços da Defensoria PĂșblica e do Ministério PĂșblico.

"Em um segundo momento vamos inaugurar em maio um espaço voltado para autonomia econômica, cozinha industrial, sala de informĂĄtica. Que seja um espaço em que elas encontrem saĂ­das voltadas para qualificação", declarou a secretĂĄria de Estado das Mulheres do DF, Ericka Filippelli.

"A Casa significa um trabalho de facilidade no acesso e equipe preparada para o atendimento. Temos que unir esforços para combater a pandemia da violĂȘncia contra a mulher", complementou a secretĂĄria de governo do governo federal, FlĂĄvia Arruda.

A ministra da Mulher, FamĂ­lia e Direitos Humanos, Damares Alves, lembrou que o Brasil é o 5Âș que mais mata mulheres do mundo e que o desafio é mudar essa realidade. Ela informou que a pasta pretende promover ações de formação de prevenção contra a violĂȘncia contra a mulher entre crianças e adolescentes.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL