PREFEITURA SANTANA

Câmara aprova inserir mensagem sobre igualdade de gĂȘnero em propaganda

ACâmara dos Deputados aprovou hoje (22) o Projeto de Lei (PL) 1943/2019 que trata da inserção de mensagens sobre a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres em propagandas de produtos para afazeres domĂ©sticos, como material de limpeza, por exemplo

Por Redação em 22/04/2021 às 18:06:57

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (22) o Projeto de Lei (PL) 1943/2019 que trata da inserção de mensagens sobre a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres em propagandas de produtos para afazeres domésticos, como material de limpeza, por exemplo. O objetivo é combater o estereótipo de que as atividades do lar são atribuições apenas das mulheres.

Entre outros pontos, a proposta também prevĂȘ que as campanhas publicitĂĄrias dos órgãos pĂșblicos devem valorizar a responsabilidade compartilhada do trabalho doméstico. O texto agora segue par anĂĄlise do Senado.

"A publicidade de produtos de limpeza, de utensĂ­lios domésticos e de outros produtos ou serviços usualmente utilizados em trabalhos e cuidados domésticos deverĂĄ conter mensagens de advertĂȘncia em referĂȘncia às normas constitucionais e legais relativas à igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, bem como aqueles que garantem proteção ao trabalho doméstico", diz o texto.

De acordo com o projeto, as mensagens deverão ser inseridas em destaque e de forma legĂ­vel, no caso de anĂșncios veiculados por meio de mĂ­dia impressa, de pĂĄginas na internet, de emissoras de televisão ou de outras mĂ­dias visuais ou audiovisuais. No caso de mensagens veiculadas por meio de emissoras de rĂĄdio, o ĂĄudio deve ser de "fĂĄcil captação".

Segundo a autora do projeto, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), a intenção é reforçar a ideia de equilĂ­brio na distribuição das atividades domésticas: "as propagandas precisam expressar a igualdade e estimular um imaginĂĄrio de equilĂ­brio entre homens e mulheres nas responsabilidades e cuidados em seus lares", afirmou.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL