PREFEITURA SANTANA

Serviço de Hemodinâmica do HGE realizou mais de 870 procedimentos em nove meses

Foram 735 cateterismos e 136 angioplastias na unidade de referência em Urgência e Emergência do estado

Por Thallysson Alves / Ascom Sesau em 05/10/2023 às 18:58:15
Thallysson Alves / Ascom Sesau

Thallysson Alves / Ascom Sesau

De janeiro a setembro deste ano, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou 871 procedimentos, sendo 735 cateterismos e 136 angioplastias. Desse total, sendo 585 homens e 286 mulheres. A unidade é referência no atendimento de urgência e emergência em Alagoas, e a cardiologia está entre as especialidades ofertadas.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Serviço de Hemodinâmica do HGE é de fundamental importância para assegurar atendimento ágil e eficiente na área de cardiologia. "E a prova de que o HGE é prioridade para também receber investimentos tecnológicos, é que adquirimos um segundo aparelho de hemodinâmica, o que irá garantir a ampliação dos procedimentos realizados", destacou o secretário.

Um dos beneficiados foi o morador de Piaçabuçu, Francisco dos Santos, de 56 anos. Ele chegou no último dia 26 de setembro ao HGE com o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Segundo relatou, tudo começou com uma forte dor no peito quando acordou. Incomodado, pediu à sua esposa para levá-lo ao hospital da cidade.

"Foi quando a médica fez um eletrocardiograma e viu que eu precisava ir à UPA [Unidade de Pronto Atendimento] de Penedo. Chegando lá, fiz outro eletrocardiograma e confirmaram que eu estava enfartando. Nesse momento, me colocaram em uma ambulância do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e me trouxeram para o HGE", recordou Francisco, casado e pai de família.

Nesse momento, ele diz que passou um filme sobre a vida dele em sua mente. Apesar de confiar no trabalho dos profissionais, ele estava preocupado com tudo o que acontecia. Também lembrou que precisava ter cuidado mais de sua saúde, ido ao médico com mais frequência, praticado atividade física e se alimentado melhor para controlar a hipertensão e a diabetes.

"Eu fiquei na observação cardiológica no primeiro dia e depois vim para a UDT [Unidade de Dor Torácica]. Tive uma grande surpresa, pois fui muito bem atendido. Já fiz o cateterismo e recentemente fiz uma angioplastia. Estou mais tranquilo e satisfeito com a qualidade técnica dos profissionais que estão cuidando de mim. Recuperado, agora vou poder voltar para casa e seguir com a minha vida", comemorou Francisco dos Santos.

O Cateterismo

O médico cardiologista, Roberto Verçoza, explicou que o cateterismo é um procedimento importante para o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas, como o infarto agudo do miocárdio. Um tubo flexível extremamente fino e longo é introduzido na artéria do braço ou da perna e segue até o coração, capaz de detectar acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio, bem como mostrar se as placas estão estreitando ou bloqueando as artérias coronárias.

"Nem todos os pacientes da cardiologia precisam de angioplastia. A depender do caso, ela pode ser realizada logo após o cateterismo, ou ser feito o agendamento para outro momento, conforme as condições clínicas do paciente. O tratamento consiste no uso de um cateter balão para desobstrução da artéria coronária. Implanta-se uma prótese endovascular, o "stent", que é uma pequena malha tubular de metal que usamos para manter a artéria aberta e, assim, aumentar o fluxo de sangue para o coração", explicou o médico.

O diretor do HGE, Fernando Melro, ressaltou que a unidade é referência no atendimento cardiológico de urgência e emergência para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, o bom funcionamento do setor de hemodinâmica comprova o compromisso de toda equipe do Governo do Estado com a saúde dos alagoanos.

"Com os corredores vazios e os leitos "girando", ganhamos agilidade nos atendimentos, o que, nesse caso, para os pacientes da cardiologia é de extrema importância. Além disso, o HGE dispõe de uma tecnologia de ponta, com aparelhos que não são encontrados em alguns hospitais particulares. E com a abertura do Hospital do Coração Alagoano, os cidadãos estão sendo melhor assistidos, cuidados e tratados", afirmou o gestor.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL