PREFEITURA SANTANA

Sesau garante suporte clĂ­nico para casos de doença meningocócica

AlĂ©m de agilizar o diagnóstico por meio do Lacen, Estado tem garantido leitos para internação dos pacientes

Por Mary Landim / Ascom Sesau em 18/10/2023 às 19:43:26
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas segue cumprindo um papel fundamental na proteção e suporte à saúde da população diante dos casos de doença meningocócica, demonstrando seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos alagoanos.

De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pelo órgão, no período de agosto de 2022 a outubro de 2023, Alagoas contabilizou 31 casos confirmados da doença meningocócica bacteriana, que é um dos tipos da meningite, doença altamente contagiosa e que atinge as meninges.

Deste total, 28 casos ocorreram em Maceió, um em São Luís do Quitunde, um caso em Atalaia e um em Flexeiras. Com relação aos óbitos, foram 13 no total, sendo 11 na capital alagoana, um em Atalaia e um em Flexeiras.

A Sesau rapidamente mobilizou recursos e pessoal para enfrentar essa ameaça à saúde pública. A resposta ĂĄgil do Governo do Estado tem sido evidente em vĂĄrias frentes, conforme esclarece o secretĂĄrio executivo de Vigilância em Saúde, médico Marcos Holanda.

"Nossas equipes tĂȘm trabalhado incansavelmente para garantir que os casos de doença meningocócica sejam diagnosticados precocemente. A rapidez no diagnóstico é crucial para a eficĂĄcia do tratamento, e a Sesau tem se esforçado para fornecer assistĂȘncia médica de qualidade a todos os afetados", assegura Marcos Holanda.

Com relação aos sintomas da doença meningocócica, o infectologista da Sesau, Renee Oliveira, orienta que a comunidade procure atendimento médico imediatamente ao identificar sinais de alerta. "Essa orientação tem sido fundamental para reduzir a propagação da doença", ressalta o infectologista.

Além disso, a Sesau tem fornecido suporte para as equipes multidisciplinares. O Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite aponta as ações de prevenção, vigilância, controle e assistĂȘncia aos pacientes acometidos pela doença em Alagoas.

O secretĂĄrio executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, explicou uma das intervenções para garantir agilidade no atendimento. "Criamos o Núcleo Interno de Regulação no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, que assegura leitos para a internação imediata dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença meningocócica, além disso, possibilitamos que o Lacen [Laboratório Central de Alagoas] realize uma testagem rĂĄpida. Com isso, o diagnóstico é precoce e o tratamento mais eficaz", salienta.

O secretĂĄrio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca o papel do Estado nessa missão de salvar vidas. "A Secretaria de Estado da Saúde reforça seu compromisso em promover o bem-estar dos alagoanos, enfrentando desafios com determinação e empenho de todas as equipes. À medida que o Estado lida com a doença meningocócica, a Sesau continua a trabalhar incansavelmente para garantir que a saúde da comunidade permaneça em primeiro lugar", disse.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL