Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SAÚDE

Programa Bate Coração inicia atendimentos por telemedicina em dezembro

Serviço será disponibilizado em todas as unidades de saúde da rede estadual de Alagoas


Marco Antônio / Ascom Sesau

O Programa Bate Coração, implantado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), iniciará no mês de dezembro os atendimentos por telemedicina nas unidades de saúde estaduais. O anúncio sobre o início do programa, que visa reduzir o tempo-resposta e aperfeiçoar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorreu nesta segunda-feira (27), durante reunião técnica realizada na sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Durante a execução, o programa vai disponibilizar informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde. Essas informações se referem aos primeiros sinais do IAM até o atendimento e o acompanhamento pós-tratamento, aprimorando a coordenação entre as unidades de saúde, oferecendo suporte adequado e especializado à equipe multidisciplinar.

O coordenador e regulador do Bate Coração, médico Carlos Humberto, destacou que o programa vai atender aqueles pacientes que sofrem de um quadro de infarto, principalmente o infarto com supra, que é uma das doenças que mais matam no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). "O programa é um acalento para as pessoas que não têm um direcionamento tão correto e ágil ao sofrerem um infarto. Além de ser a doença que mais mata, também é a que traz mais morbidade, uma vez que os pacientes têm muitos quadros de insuficiência cardíaca. E com o programa, iremos diminuir o número de internações, invalidez e diminuir os custos aos cofres públicos em relação a medicamento e tratamento posteriores", enfatizou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a linha de cuidados ao infarto vai proporcionar a todas as unidades de saúde um direcionamento correto ao atender um paciente diagnosticado com infarto, como a o uso do trombolítico, medicamento na artéria machucada, e a angioplastia. "Nós teremos dois grandes parceiros, que é o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene e o HGE [Hospital Geral do Estado], que irão dar o maior suporte para realização das angioplastias. Vamos contar com médicos cardiologistas 24 horas por dia para atender todos os pacientes", ressaltou o gestor da saúde estadual. Aplicativo

Com o aplicativo de telemedicina Join, os casos serão discutidos com especialistas que têm acesso aos exames simultaneamente, para a rápida tomada de decisão no manejo do infarto, salvando vidas. A plataforma integra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que a triagem e definição de condutas sejam mais rápidas e efetivas, agilizando o tratamento do paciente e minimizando os riscos de sequelas e óbitos.

"O tratamento ágil visa diminuir a taxa de mortalidade da doença que mais mata no Brasil e também devolver o mais rápido possível os pacientes aos seus entes queridos. Quando paramos para pensar que a cada minuto um paciente que sofreu um infarto não recebe atendimento adequado, ele perde 11 dias de vida", salientou o coordenador do Programa Bate Coração, Carlos Humberto.

Em Alagoas, além do Programa Bate Coração, também é executada na Rede Pública Estadual de Saúde a Linha de Cuidado ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os dois programas têm como objetivo reduzir a morbimortalidade, assegurando o acesso à atenção e ao cuidado assistencial médico, além de garantia de continuidade da atenção integral iniciada no âmbito da atenção primária à saúde, até a atenção secundária e terciária, incluindo as ações de reabilitação.

Agência Alagoas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!