PREFEITURA SANTANA

Governo lança Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência na próxima quinta-feira

Documento será emitido pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef)

Por Lívia Holanda / Ascom Secdef em 12/12/2023 às 15:14:25
Ascom Secdef

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O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, lançam, na próxima quinta-feira (14), o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência. A solenidade acontece no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, a partir das 10h.

O cartão visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso de todas as pessoas com deficiência aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, garantindo, com isso, seus direitos constitucionalmente adquiridos.

A emissão do documento se dará em parceria com os municípios. A Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) fará uma capacitação com os servidores das 102 cidades de Alagoas para que fiquem aptos a realizar o cadastramento das pessoas que solicitarem o cartão.

Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de tipo sanguíneo, fotografia no formato 3x4 e laudo médico que ateste a deficiência.

O governador também assinará decreto proposto pela Secdef que proíbe o uso, o manuseio, a queima e a soltura de fogos de artifício com estampido e de qualquer outro artefato pirotécnico sonoro ruidoso nos eventos em que haja participação do poder público estadual no âmbito do Estado de Alagoas. A medida beneficia autistas, bebês, crianças, pessoas idosas e animais, todos com maior sensibilidade a ruídos.

Fonte: Agência Alagoas

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