PREFEITURA SANTANA

HEA adota nova estratĂ©gia para otimizar assistĂȘncia a pacientes

Ação faz parte do projeto Lean nas EmergĂȘncias, iniciativa do MinistĂ©rio da SaĂșde

Por Tony Medeiros / Ascom HEA em 23/01/2024 às 13:58:52
Tony Medeiros / Ascom HEA

Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de EmergĂȘncia do Agreste, em Arapiraca, Alagoas, adotou o Huddle na EmergĂȘncia, uma estratégia de reuniões multiprofissionais rĂĄpidas e objetivas, duas vezes por dia. O objetivo é otimizar a comunicação entre os setores, impulsionar o giro de leitos e reavaliar situações de pacientes A ação faz parte do projeto Lean nas EmergĂȘncias, iniciativa do Ministério da Saúde, que visa evitar a superlotação nas urgĂȘncias e emergĂȘncias de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

A coordenadora de Enfermagem na EmergĂȘncia, Edjane Negrão, destaca que as ações implementadas tĂȘm sido produtivas, agilizando significativamente os processos de cuidados aos pacientes. "O Huddle na EmergĂȘncia é uma peça fundamental para melhorarmos continuamente nossos serviços. São reuniões para apontarmos problemas pontuais e jĂĄ encontrarmos as soluções com profissionais de diversas ĂĄreas da saúde", afirma Negrão.

Para a coleta de informações sobre atendimentos, profissionais respondem a um breve questionĂĄrio, no celular, desenvolvido em colaboração com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Hospital de EmergĂȘncia. Esse processo contribui para uma abordagem baseada em dados, otimizando a tomada de decisões. Muitas situações apontadas na reunião matinal geralmente são solucionadas antes mesmo da reunião vespertina. Esse ciclo ĂĄgil demonstra a eficĂĄcia do Huddle na EmergĂȘncia como ferramenta de gestão.

"Os dedicados profissionais do Hospital de EmergĂȘncia do Agreste seguem prĂĄticas inovadoras, como as apresentadas pelo projeto Lean nas EmergĂȘncias, para reforçar a eficiĂȘncia e qualidade no atendimento à saúde", explicou BĂĄrbara Albuquerque, diretora-geral do Hospital de EmergĂȘncia do Agreste.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL